O prefeito de Parauapebas, Aurélio Ramos, convocou uma sessão extraordinária em caráter de urgência para votar o projeto 01/2025, que cria mais 580 assessorias para a prefeitura, totalizando 962 assessores.
A prefeitura de Parauapebas possui atualmente, quase 5 mil servidores concursados e quase 4 mil servidores contratados por meio do processo seletivo simplificado. Caso o projeto de lei de autoria de Aurélio seja aprovado na câmara, o número de assessores pode aumentar ainda mais, chegando a 962. Vale lembrar que o prefeito anterior, Darci, tinha 382 assessores.
O novo prefeito também planeja criar mais duas pastas: a Fundação Municipal de Cultura e Turismo de Parauapebas (Funcult) e o Desenvolvimento Urbano, Habitacional e Regularização Fundiária de Parauapebas (DUHRF), o que pode gerar mais gastos para o município.
A expectativa é que os projetos sejam aprovados, pois atualmente Aurélio já conta com o apoio dos vereadores da base do ex-prefeito Darci, incluindo Léo Márcio, que se tornou o novo líder de governo.
Nos bastidores da política, tudo indica que as assessorias serão bem-vindas, pois sem secretárias, os vereadores necessitam de vagas de emprego na prefeitura.