Unidade de Vigilância em Zoonoses se torna realidade em Parauapebas

Uma das principais reivindicações de entidades e pessoas protetoras dos animais começará a se tornar realidade em Parauapebas. Nesta quarta-feira (30), a prefeitura anunciou a assinatura da Ordem de Serviço de construção da Unidade de Vigilância em Zoonoses do município.

A implantação da Unidade de Zoonoses em Parauapebas era aguardada havia anos pelas instituições ligadas à causa animal no município, o projeto agora dará vazão a uma demanda antiga.

” É um sonho, que hoje, está se iniciando. Uma luta muito antiga não só da APAMA, mais de todos aqueles que hoje, militam em favor dos animais.

Uma esperança se renova, com a assinatura da ordem de serviço da Unidade de Vigilância em zoonoses de nossa cidade.” Frisou Byancka De Lavor, presidente da Apama em Parauapebas.

Hoje Parauapebas tem um índice alto de animais abandonados nas ruas, o que acaba deixando-os vulneráveis a graves doenças como: Leptospirose, Doença de Chagas, Febre Maculosa, Raiva, Dengue entre tantas outras que podem ser transmitidas aos seres humanos. Isso não quer dizer que o UVZ seja insensível aos animais. Ao contrário do que muita gente pensa, a Unidade de Vigilância em Zoonoses, órgão da Secretaria Municipal de Saúde, não cuida de animais, mas de doenças que eles podem transmitir para os seres humanos. E a implantação do UVZ irá minimizar os impactos causados à sociedade e aos animais.

A expectativa das entidades ligadas à causa animal é garantir mais qualidade de vida aos animais que sofrem maus-tratos e abandono, além de garantir um suporte aos protetores que hoje atuam nas ruas da cidade de maneira isolada, e muita das vezes não tem condições de abrigar os animais. E com a implantação do Núcleo do UVZ na cidade, todos saem ganhando, já que há uma problemática muito grande nas demandas de resgate e acolhimento a cães e gatos.

Hoje o município tem a oportunidade de fazer história e construir um das maiores unidades, do interior do Estado.

Nossa expectativa, é de que tão logo, possa ser inaugurado essa obra, para que venha sanar as demandas da comunidade e daqueles que lidam diariamente, com a problemática desses animais nas ruas, podendo assim, serem diminuídos, os acidentes que envolvem pessoas e animais e as zoonoses transmitidas aos homens, através de cães, gatos e cavalos.” Reforçou a presidente da Apama em Parauapebas.

Gostaria de saber outros assuntos? Conheça a plataforma https://portalparauapebas.com/, através dela você pode acessar conteúdos interessantes e informativos! Não deixe ainda de conferir outras matérias!

[gutenberg_post_blocks id=”125″]

Compartilhar essa matéria

Facebook
Twitter
WhatsApp

Veja também

PUBLICIDADE

LD negócios
Essence estética
Eco Carajás
Solar Conteiner
KD2
Jaleco Store

PUBLICIDADE