Câmara nos bairros

PUBLICIDADE

Servidores do Incra são investigados em operação da PF contra posse ilegal de terras para particulares

Servidores do incra

Nesta segunda-feira (7), a Polícia Federal deu início à operação “Balcão de Negócios”, uma investida visando desvendar um grupo que supostamente estava envolvido na falsificação e transferência fraudulenta de terras públicas da União para particulares. Cinco mandados de busca e apreensão foram executados, todos expedidos pela Justiça Federal em Itaituba, no sudoeste do Pará. Entre os alvos estavam um corretor de imóveis e dois servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no município.

A investigação teve início após funcionários de um cartório de registros de imóveis local levantarem suspeitas sobre assinaturas e formatação de documentos emitidos pelo Incra durante uma tentativa de transferência de propriedade pública para indivíduos privados. O cartório notificou o Incra, que confirmou a autenticidade falsificada dos documentos.

As apurações apontam que o grupo atuava há vários anos, fornecendo tais serviços fraudulentos diretamente na sede do Incra no município. Um corretor imobiliário, filho de um ex-titular do cartório de registros de imóveis da cidade, teria sido o intermediário entre particulares interessados e os servidores que supostamente falsificavam a documentação.

É importante ressaltar que o Incra já havia instaurado diversos Procedimentos Administrativos Disciplinares contra servidores envolvidos, por fatos semelhantes. Durante o desenrolar das investigações, um dos servidores investigados chegou a oferecer, por conta própria, os serviços ilícitos aos policiais que atuavam de forma encoberta. As investigações seguem em andamento, com o objetivo de identificar toda a extensão do esquema e garantir que a justiça seja feita.

Compartilhar essa matéria

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

PUBLICIDADE

Js Rastreamento
Essence Estética
Js Rastreamento
Bioquality

PUBLICIDADE