Câmara nos bairros

PUBLICIDADE

Marabá foi líder Paraense na disseminação de HIV

Disseminação de hiv

No ano de 2023, Marabá destacou-se como epicentro da disseminação de HIV no estado do Pará, conforme dados do Centro de Testagem e Aconselhamento/Serviço de Atendimento Especializado (CTA/SAE). 

Nos primeiros dez meses de 2023, a cidade registrou 137 novos casos. Entre os bairros mais afetados, Nova Marabá lidera com 50 casos, seguido por São Félix (15), zona rural (9), Liberdade (7) e Independência (6). Marabá também assume a dianteira entre os municípios assistidos pelo órgão, totalizando 209 casos no período.

O estado do Pará assumiu o terceira colocação em casos de HIV, outubro de 2023, foram somados 2.842 casos e 525 mortes por complicações causadas pela doença.

A faixa etária mais impactada abrange os 20 a 34 anos, seguida pelos indivíduos de 35 a 49 anos. O Ministério da Saúde alerta que Belém, a capital paraense, figura como a segunda capital do país em número de pessoas vivendo com HIV/AIDS.

Diante desse panorama, a conscientização, o acesso a métodos preventivos e a promoção de testes tornam-se fundamentais para combater a propagação do vírus e garantir uma saúde mais robusta para todos.

Gostaria de saber outros assuntos? Conheça a plataforma https://portalparauapebas.com/, através dela você pode acessar conteúdos interessantes e informativos! Não deixe ainda de conferir outras notícias de Marabá e região.

Compartilhar essa matéria

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

PUBLICIDADE

Js Rastreamento
Essence Estética
Js Rastreamento
Bioquality

PUBLICIDADE