Complexo Minerário de Carajás completa 40 anos de operação

Carajás completa 40 anos

 

 

 

 

O Complexo Minerário de Carajás, no sudeste do Pará, completa 40 anos de operação. Inaugurado em 1985, O projeto recolocou a mineração brasileira no cenário global, como um dos maiores exportadores de minério de ferro de alta qualidade. Hoje, a região abriga ma das maiores minas a céu aberto do planeta e se tornou referência em ações de conservação ambiental e desenvolvimento sustentável.

A operação é conduzida pela Vale e ocupa cerca de 3% do Mosaico de Carajás, conjunto de seis unidades de conservação que totalizam 800 mil hectares de floresta amazônica protegida. A preservação da área é resultado de um modelo de mineração associado à conservação ambiental, com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Além da produção de minério de ferro, a Vale direciona esforços à expansão da produção de cobre e à busca por minerais críticos para a transição energética global. Por meio do Programa Novo Carajás, lançado em 2024, a iniciativa inclui metas de redução de emissões e uso de tecnologias mais eficientes nas rotas de produção do aço.

A qualidade do minério extraído em Carajás, com alto teor de ferro, permite maior eficiência nos altos-fornos e menor emissão de carbono pelas siderúrgicas. A empresa tem como meta reduzir em 15% as emissões da cadeia de siderurgia até 2035.

Combinando operação industrial e conservação da biodiversidade, o Complexo de Carajás se tornou também polo de pesquisa científica, ecoturismo e projetos sociais voltados à bioeconomia. Iniciativas como a produção sustentável de cacau, mel e pimenta do reino fortalecem a agricultura familiar e diversificam a economia da região, integrando preservação ambiental e geração de renda.

Quatro décadas após sua criação, o Complexo de Carajás segue estratégico para o país e o setor mineral, sendo exemplo de integração entre mineração responsável e proteção da floresta. Foto Breno Pompeu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba informações direto no celular

Veja mais

PUBLICIDADE

Governo Para´
Garnizé
Câmara de Parauapebas
ExpoCanaã
Giro Parauapebas

PUBLICIDADE