A sessão prevista para acontecer na noite de terça-feira, 28 de novembro, na Câmara Municipal de Canaã dos Carajás, teve que ser cancelada, após uma crise de quórum que resultou na suspensão da sessão, após 25 minutos de espera desde o horário marcado para o início, às 18h.
O principal ponto de pauta da sessão era a convocação do secretário de habitação, convocado pelo vereador de oposição Anderson Mendes, para esclarecer sobre uma denúncia no ministério público, de possíveis irregularidades relacionadas ao cartão reforma. Outro tema relevante que deixou de ser discutido devido à falta de quórum foi o Orçamento municipal, estimado em 2,1 bilhões de reais. A não realização da sessão compromete a análise e aprovação de importantes decisões para a gestão financeira do município.
Apenas os vereadores Wilson Leite, Dinilson José, Antonio do Lanche e Anderson Mendes estiveram presentes, na sessão. Os nove vereadores compõem a base do governo municipal, suscitando dúvidas sobre a possível ligação entre a convocação e a falta expressiva de representantes governistas.
É importante ressaltar que essa ausência massiva de nove vereadores na mesma sessão é inédita na história de Canaã dos Carajás, e vale lembrar que apenas o vereador Junior Garra justificou a falta, apresentando atestado médico.
A Câmara Municipal realiza apenas uma sessão por semana, e mesmo assim, os vereadores frequentemente faltam a essas reuniões, vale ressaltar que é a população que arca com os custos das sessões e os salários dos vereadores por meio dos impostos municipais. Espera-se, naturalmente, uma representação comprometida e ativa em prol dos interesses da comunidade.