O Pará registrou um aumento no número de médicos, totalizando 11.432 profissionais para uma população de mais de 8,2 milhões de habitantes. No entanto, a distribuição é desigual, com a maioria dos médicos concentrados em Belém—7.608 especialistas, o que resulta em 5,77 médicos por mil habitantes na capital, um número comparável ao Distrito Federal (6,3 médicos/1.000 hab).
Entretanto, a situação é alarmante quando observamos a taxa de profissionais por mil habitantes em outras regiões do estado. Nos 143 municípios restantes, há apenas 3.824 médicos, correspondendo a uma média de apenas 0,6 médicos por mil habitantes. Nas cidades paraenses com menos de 100 mil habitantes (129 no total), a densidade é ainda mais preocupante, com 3,9 médicos por mil habitantes—um total de 711 profissionais para 1,8 milhão de pessoas.
Essa desproporção é evidente quando comparada a outros estados da região, como Amazonas (1,6), Amapá (1,5) e Maranhão (1,3), que apresentam as menores taxas de médicos por mil habitantes. Apesar de uma evolução superior a 67% nesse índice nos últimos 14 anos, ainda enfrentamos um grande desafio na distribuição equitativa de profissionais de saúde no Pará.
Gostaria de saber outros assuntos? Conheça a plataforma https://portalparauapebas.com/, através dela você pode acessar conteúdos interessantes e informativos! Não deixe ainda de conferir outras notícias de Parauapebas e região.