Na manhã de sábado, 24, a Câmara Municipal sediou a audiência pública da CPI Vale, marcando uma etapa crucial para a finalização do relatório. Presidida pelo vereador Miquinha, a CPI foi idealizada pela câmara municipal para investigar os impactos dos ramais ferroviários em Parauapebas.
Durante a audiência, a população teve a oportunidade de expressar suas preocupações e compartilhar as problemáticas enfrentadas em seus bairros. Lideranças locais e vereadores também se manifestaram, ressaltando a gravidade dos impactos causados pelo ramal ferroviário. Um dos problemas citados é a estrutura das casas nas redondezas, que começaram a rachar após a sua implantação.
Além dos bairros, a zona rural também foi severamente afetada pela construção do ramal ferroviário, resultando até mesmo na desaparição de nascentes de água, acarretando em danos ao meio ambiente. Após a implantação da linha férrea, houve um aumento nos casos de problemas de saúde devido à presença de pó de minério no ar, proveniente dos vagões de trem.
Outra preocupação levantada é o impacto do pó de minério no rio Parauapebas, principal rio da cidade, o qual é afetado pela sua contaminação. A Vale, empresa responsável pela exploração mineral, tem explorado os recursos do município, levantando temores de que Parauapebas possa se tornar uma cidade fantasma quando o minério se esgotar. Nesse contexto, há um apelo para que a Vale implemente um projeto para reverter essa situação e garantir um futuro sustentável para a região.
Ao longo da CPI, a comissão investigativa registrou casos de casas rachadas e áreas impactadas, além de ouvir depoimentos de moradores prejudicados pelos efeitos negativos do ramal ferroviário em Parauapebas. A audiência pública foi uma oportunidade crucial para a população e as autoridades locais expressarem suas preocupações e buscar soluções para mitigar os danos causados pelo projeto ferroviário.
Gostaria de saber outros assuntos? Conheça a plataforma https://portalparauapebas.com/, através dela você pode acessar conteúdos interessantes e informativos! Não deixe ainda de conferir outras matérias!