Uma das temáticas debatidas durante a sessão ordinária desta terça-feira (18) foi a mobilidade urbana municipal. Na Indicação nº 06/2025, a vereadora Erica Ribeiro (PSDB) sugeriu ao Poder Executivo que determine junto ao setor competente a interligação de semáforos na Avenida B com a Avenida Tupinambá, para que seja realizada uma interligação entre as avenidas. Segundo destacou a vereadora Erica Ribeiro, os semáforos indicam o momento adequado para que os veículos e pedestres possam circular, o que promove a fluidez do trânsito e a prevenção de acidentes, deixando o trânsito mais seguro e consciente. “Essas avenidas tem um grande fluxo de veículos e motocicletas devido a PA 160 dividir dois bairros, o que aumenta o risco para atravessar essas avenidas. A interligação das avenidas fará com que os motoristas e motociclistas possam ter um fluxo bem melhor na região”, contou a vereadora Erica.
O vereador Laecio da ACT (PDT) apresentou ao plenário a Indicação nº 12/2025, pedindo ao Poder Executivo a construção de uma ponte na Rua João Paulo Segundo, no Bairro Altamira, com o objetivo de solucionar os problemas de mobilidade, os alagamentos, saneamento inadequado, proliferação de doenças e aumento da criminalidade na região.
Conforme explicou o parlamentar, a via é fundamental para a locomoção dos moradores do Bairro Altamira e adjacências e a cratera formada na via impossibilita o tráfego normal, obrigando a população a utilizar caminhos alternativos perigosos, mais longos e, em muitos casos, inadequados para pedestres e veículos. A ausência da ponte compromete também a passagem de ambulâncias, viaturas policiais e veículos de coleta de lixo, afetando diretamente a prestação de serviços essenciais à população e colocando em risco vidas que dependem de atendimento emergencial rápido
Já o vereador Fred Sanção (PL) requisitou, por meio da Indicação nº 15/2025, a reinstalação de redutores de velocidade nas principais vias da cidade, em especial na Avenida dos Ipês, no Bairro Cidade Jardim.
Para o vereador Fred, o fluxo intenso de veículos e pedestres, aliado à imprudência de alguns motoristas, têm resultado em um número crescente de colisões, atropelamentos e outros incidentes. As altas velocidades têm gerado insegurança ao transitar na região, principalmente nos horários de maior movimento. Além disso, nas demais vias de Parauapebas, há pontos críticos onde a falta de redutores de velocidade compromete a segurança da população, tornando necessária a reinstalação dos dispositivos para evitar novos acidentes e preservar vidas.
Por sua vez, o vereador Francisco Eloecio (PSDB) apresentou a Indicação nº 22/2025 pedindo ao Executivo a revitalização e pavimentação asfáltica na Rua Santos Dumont, Bairro Nova Vida I, no trecho entre a Rua Padre Cícero e a Rua Daniela Perez. De acordo com o que contou o vereador Eloecio, o perímetro encontra-se intrafegável em diversos pontos, acumulando lama e buracos, especialmente nos períodos chuvosos. O cenário tem gerado transtornos à população e ocasionado inúmeros acidentes, aumentando o risco para condutores, ciclistas e pedestres. A falta de pavimentação no trecho cria um desnível entre as vias asfaltadas e a Rua Santos Dumont, comprometendo a mobilidade e dificultando o acesso a serviços essenciais. Além disso, os problemas estruturais da via resultam em prejuízos financeiros aos moradores, que frequentemente precisam arcar com manutenções em veículos danificados pelas más condições da pista. Texto: Ascom CMP.