Na tarde desta quarta-feira (16), o presidente da Câmara Municipal de Parauapebas, vereador Ivanaldo Braz (PDT), convocou sessão extraordinária para eleger a Mesa Diretora da Casa Legislativa para os anos de 2023 e 2024.
O pleito para escolha da Mesa Diretiva da CMP acontece por candidatura individual, em que cada vereador se candidata para o cargo que tem interesse. A votação é aberta e os parlamentares votam em um único candidato para cada cargo.
Foi protocolado na secretaria legislativa as candidaturas dos vereadores Léo Márcio (Pros), Rafael Ribeiro (MDB) e Zacarias Marques (PP) para o cargo de presidente. Se candidataram para o cargo de vice-presidente Elias da Construforte (PSB) e Zé do Bode (MDB); para primeiro-secretário, a vereadora Eliene Soares (MDB) e o vereador Francisco Eloecio (Rep); para segundo-secretário, Israel Miquinha (PT) e Josivaldo da Farmácia (PP).
Após a abertura dos trabalhos parlamentares, o candidato à presidência, vereador Léo Márcio apresentou o memorando desistindo de sua candidatura ao cargo. Diante da desistência, o vereador Rafael Ribeiro foi eleito com quatorze votos ao cargo de presidente da Câmara Municipal de Parauapebas. O único voto contrário foi do vereador Zacarias Marques, que, como candidato à presidência, votou em si mesmo.
Em uma disputa acirrada, para vice-presidente, o plenário escolheu o vereador Zé do Bode, com oito votos favoráveis.
Também retiraram a candidatura a vereadora Eliene Soares, que concorria ao cargo de primeira-secretária, e Israel Miquinha, que pleiteava o cargo de segundo-secretário. Com candidatura única, ocupam o cargo de 1º secretário e de 2º secretário nos próximos dois anos, os vereadores Francisco Eloecio e Josivaldo da Farmácia, respectivamente.
A Mesa Diretora é um órgão de direção colegiada do Legislativo, composta por presidente, vice-presidente, primeiro-secretário e segundo-secretário, ao qual compete a direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos da Câmara. Os eleitos serão empossados, automaticamente, sem realização de sessão solene, no dia 1º de janeiro de 2023.
Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldyr Silva
[gutenberg_post_blocks id=”125″]