Na manhã desta quarta-feira, 1º de janeiro de 2025, a Câmara Municipal de Parauapebas aconteceu a sessão solene de posse, onde o prefeito, vereadores eleitos e reeleitos foram empossados.
O evento atraiu uma grande quantidade de pessoas, a ponto de a entrada de novos participantes ser impedida pela equipe do Corpo de Bombeiros, devido à lotação das instalações.
Para acomodar o público excedente, um telão foi instalado no estacionamento da Câmara Municipal, que também ficou lotado. Entre os presentes, destacou-se um grande número de integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que compareceram em apoio ao vereador eleito, Tito do MST.
No entanto, a maior parte do público estava presente para prestigiar o novo prefeito, Aurélio Goiano, cuja posse foi o ponto alto da cerimônia.
Novo Presidente da Câmara
O vereador Anderson Moratorio, do Partido da Renovação Democrática (PRD), foi eleito o novo presidente da Câmara Municipal de Parauapebas.
Com 55 anos, Moratorio recebeu 3.725 votos em 2024. Ele é professor, casado e natural de Juiz de Fora (MG). Moratorio conquistou a presidência com 16 votos a 1, sendo o voto contrário de Sargento Nogueira. Michel Carteiro foi eleito vice-presidente.
Moratorio agora terá a responsabilidade de administrar um orçamento de R$ 68.250 milhões na Câmara Municipal de Parauapebas. Sua experiência como educador e gestor, juntamente com seu compromisso com a população, serão de grande importância para a gestão eficiente desses recursos.
Novo líder de governo da Câmara
Durante a Sessão de Posse desta quarta-feira, o vereador eleito Léo Márcio uso a tribuna para confirmar que é o novo líder do atual governo, na Câmara Municipal de Parauapebas.
Léo Márcio fez parte da base do governo de Darci Lermen e foi eleito com 4.903 votos. Agora, Léo Márcio representará a voz de Aurélio Goiano na Câmara de Parauapebas.
Sargento Nogueira questiona e provoca Aurélio Goiano
Durante o uso da tribuna, Sargento Nogueira, vereador mais bem votado do partido Avante, questionou o prefeito eleito Aurélio Goiano, sobre a composição do governo, Aurélio respondeu rapidamente, “não cutuque o capeta vereador”.
Nogueira fez um apelo ao prefeito e destacou que percorreu os quatro cantos do município, denunciando o descaso da gestão anterior, que durou oito anos. O vereador elogiou alguns secretários nomeados pelo prefeito, mas fez um apelo específico para a reavaliação da nomeação do secretário da SEMURB, que foi condenado por fraude em licitação e desvio de dinheiro pela justiça de Marabá.
O vereador também criticou a postura do novo secretário, afirmando que ele não deveria apontar armas para os outros, e que estaria disposto a fazer tudo pela população. Nogueira pediu ao prefeito que reavaliasse a nomeação do secretário e a sua própria candidatura.