Prefeitura de Canaã dos Carajás vai gastar quase três milhões para reformar pista de aeroporto particular

Prefeitura de Canaã dos Carajás

Recentemente, uma denúncia apresentada por um vereador local expôs uma situação preocupante em Canaã dos Carajás. Enquanto a população enfrenta sérias deficiências na área da saúde, quase 3 milhões de reais serão destinados à reforma da pista em um aeroporto particular, localizado na fazenda Umuarama.

A denúncia levanta questionamentos sobre a transparência nas relações entre o poder público e os setores privados, já que a pista reformada é frequentemente utilizada pelas empresas de plano de saúde da região.

O projeto de reforma do aeroporto particular foi aprovado por ampla maioria na Câmara de Canaã dos Carajás, com o apoio de 12 vereadores. Contudo, o vereador Anderson Mendes foi o único a votar contra o projeto, mostrando-se discordante da iniciativa.

Com a arrecadação de R$ 2 bilhões, a saúde pública de Canaã dos Carajás pede socorro! Apesar do valor bilionário que chega aos cofres da administração pública, a cidade tem deixado à desejar quando o assunto é a disponibilidade de leitos de UTI ( Unidade de Terapia Intensiva).

O problema é que um dos municípios mais ricos do Pará e do Brasil não dispõe de leitos de UTI para suprir às necessidades dos pacientes do Sistema Único de Saúde. O município de Canaã dos Carajás possui cerca de 70 mil habitantes que hoje vivem com a precariedade no atendimento na saúde.

E o caso se arrasta por anos, já que nem a atual gestora do município, Josemira Gadelha (MDB), nem as gestões anteriores se preocuparam em investir na saúde de Canaã que pede socorro. O descaso da prefeita com a questão de leitos de UTI reflete direto nos municípios vizinhos que precisam atender a demanda da rica Canaã, o que acaba super lotando os hospitais de outras cidades.

Agravando a situação, a prefeitura de Canaã dos Carajás não possui um centro de hemodiálise, o que dificulta o tratamento de pacientes que necessitam de cuidados especializados. 

A prioridade de investimentos em um aeroporto particular, em detrimento da saúde e bem-estar da população, tem gerado um sentimento de indignação e abandono entre os cidadãos de Canaã.

O descaso e abandono da Prefeitura com a saúde pública fez o Ministério Público instaurar um procedimento administrativo para obrigar o município a implantar os leitos de terapia intensiva, essenciais para salvar vidas de pessoas em estado grave.

A ação foi resultado de diversas denúncias, onde o MP chega à ajuizar, em média, dez ações por mês, solicitando a transferência de pacientes para locais que disponham de leitos de UTI.

A falta de transparência nas decisões políticas e o direcionamento inadequado de verbas públicas minam a confiança da população no sistema e prejudicam o desenvolvimento equitativo da região.

Na semana passada, nossa equipe entrou em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura de Canaã dos Carajás, uma nota foi emitida.

Nota de esclarecimento – Prefeitura de Canaã
A Prefeitura de Canaã dos Carajás confirma a autorização do poder executivo a instituir servidão administrativa parcial do Aeródromo privado, da empresa Agropecuária Umuarama na Zona Rural. O objetivo é garantir o transporte aéreo de passageiros em estado grave de saúde e que necessitam de transferência urgente. Ressaltando que a utilização da pista sempre foi feita gratuitamente. O recurso foi aprovado em votação na Câmara Municipal, sendo sancionada a lei Nº 1.068 de 28 de junho de 2023.

Compartilhar essa matéria

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

PUBLICIDADE

LD negócios
Essence estética
Eco Carajás
Solar Conteiner
KD2
Jaleco Store

PUBLICIDADE