Recentemente, uma denúncia apresentada por um vereador local expôs uma situação preocupante em Canaã dos Carajás. Enquanto a população enfrenta sérias deficiências na área da saúde, quase 3 milhões de reais serão destinados à reforma da pista em um aeroporto particular, localizado na fazenda Umuarama.
A denúncia levanta questionamentos sobre a transparência nas relações entre o poder público e os setores privados, já que a pista reformada é frequentemente utilizada pelas empresas de plano de saúde da região.
O projeto de reforma do aeroporto particular foi aprovado por ampla maioria na Câmara de Canaã dos Carajás, com o apoio de 12 vereadores. Contudo, o vereador Anderson Mendes foi o único a votar contra o projeto, mostrando-se discordante da iniciativa.
Com a arrecadação de R$ 2 bilhões, a saúde pública de Canaã dos Carajás pede socorro! Apesar do valor bilionário que chega aos cofres da administração pública, a cidade tem deixado à desejar quando o assunto é a disponibilidade de leitos de UTI ( Unidade de Terapia Intensiva).
O problema é que um dos municípios mais ricos do Pará e do Brasil não dispõe de leitos de UTI para suprir às necessidades dos pacientes do Sistema Único de Saúde. O município de Canaã dos Carajás possui cerca de 70 mil habitantes que hoje vivem com a precariedade no atendimento na saúde.
E o caso se arrasta por anos, já que nem a atual gestora do município, Josemira Gadelha (MDB), nem as gestões anteriores se preocuparam em investir na saúde de Canaã que pede socorro. O descaso da prefeita com a questão de leitos de UTI reflete direto nos municípios vizinhos que precisam atender a demanda da rica Canaã, o que acaba super lotando os hospitais de outras cidades.
Agravando a situação, a prefeitura de Canaã dos Carajás não possui um centro de hemodiálise, o que dificulta o tratamento de pacientes que necessitam de cuidados especializados.
A prioridade de investimentos em um aeroporto particular, em detrimento da saúde e bem-estar da população, tem gerado um sentimento de indignação e abandono entre os cidadãos de Canaã.
O descaso e abandono da Prefeitura com a saúde pública fez o Ministério Público instaurar um procedimento administrativo para obrigar o município a implantar os leitos de terapia intensiva, essenciais para salvar vidas de pessoas em estado grave.
A ação foi resultado de diversas denúncias, onde o MP chega à ajuizar, em média, dez ações por mês, solicitando a transferência de pacientes para locais que disponham de leitos de UTI.
A falta de transparência nas decisões políticas e o direcionamento inadequado de verbas públicas minam a confiança da população no sistema e prejudicam o desenvolvimento equitativo da região.
Na semana passada, nossa equipe entrou em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura de Canaã dos Carajás, uma nota foi emitida.
Nota de esclarecimento – Prefeitura de Canaã
A Prefeitura de Canaã dos Carajás confirma a autorização do poder executivo a instituir servidão administrativa parcial do Aeródromo privado, da empresa Agropecuária Umuarama na Zona Rural. O objetivo é garantir o transporte aéreo de passageiros em estado grave de saúde e que necessitam de transferência urgente. Ressaltando que a utilização da pista sempre foi feita gratuitamente. O recurso foi aprovado em votação na Câmara Municipal, sendo sancionada a lei Nº 1.068 de 28 de junho de 2023.