Prefeito de Parauapebas defende mais investimentos e responsabilidade na exploração mineral durante a COP30

 

 

 

Parauapebas marcou presença no painel “Cidades Sustentáveis: Inovação e Governança para o Desenvolvimento Local”, promovido pelo Consórcio da Amazônia Legal na Green Zone da COP30. O município foi representado pelo prefeito Aurélio Goiano e por parceiros do setor mineral e ambiental, em um debate que uniu visão técnica, governança municipal e demandas da população.

Emerson Rocha, diretor executivo do Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (SimMineral), destacou a relevância do encontro para aproximar o debate global das realidades locais. “Esse painel eu até disse que é um dos painéis mais importantes da COP, porque nós tivemos a representação do sindicato, das duas cidades com maior participação mineral do Brasil e da SEMAS. Era o espaço adequado para discutir não só questões globais, mas, na prática, a nossa realidade aqui no Pará”, afirmou Emerson.

Ele ressaltou ainda que foi possível compreender “a visão dos gestores municipais, como eles planejam a longo prazo o desenvolvimento do município e como isso pode ser integrado ao planejamento por meio de parcerias público-privadas, para que os benefícios cheguem à população”.

O prefeito Aurélio Goiano, durante o evento, ressaltou a importância da COP30 como palco para dar visibilidade às demandas municipais e buscar soluções para melhorar a qualidade de vida da população. Em tom firme, o prefeito apontou a necessidade de responsabilização e de maiores investimentos por parte de atores envolvidos na exploração mineral, e reafirmou o compromisso da gestão municipal com o saneamento básico, a universalização do abastecimento de água e a recuperação de áreas afetadas pela atividade minerária.

“Viemos à COP para mostrar a realidade do nosso município e buscar parceiros que contribuam com a reconstrução e o desenvolvimento social de Parauapebas. Defender o bem-estar da nossa população é prioridade e seguiremos trabalhando para que recursos e projetos cheguem de fato ao nosso povo”, declarou o gestor em trecho moderado de sua fala.

A delegação municipal enfatizou a necessidade de ações conjuntas entre municípios, estado, setor produtivo e sociedade civil para garantir que os benefícios da mineração e de outras atividades econômicas sejam traduzidos em melhorias concretas e duradouras para a população. (ASCOM 2025)

Gostaria de saber outros assuntos? Conheça a plataforma https://portalparauapebas.com/, através dela você pode acessar conteúdos interessantes e informativos! Aqui você encontra notícias de Parauapebas e região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba informações direto no celular

Veja mais

PUBLICIDADE

Garnizé
Giro Parauapebas

PUBLICIDADE