Câmara nos bairros

PUBLICIDADE

Operações da PF resgatam nove trabalhadores em condições de escravidão no Pará

escravidão no Pará

Em uma série de operações coordenadas, a Polícia Federal (PF) em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), resgataram nove trabalhadores que se encontravam em condições precárias na região sudeste do Pará. As ações foram realizadas como parte de um esforço para desmantelar garimpos ilegais de cobre, manganês e ouro.

Quatro operações simultâneas, denominadas “Farra do Manganês”, “Sete Nove 25”, “Serra Leste” e “Vila Nova Jerusalém”, foram deflagradas nesta terça-feira (29), mobilizando mais de 100 agentes e cumprindo 20 mandados de busca e apreensão em diferentes municípios, incluindo Canaã dos Carajás, Curionópolis, Parauapebas e Marabá.

Durante as operações, foram apreendidos e inutilizados diversos equipamentos destinados à extração e beneficiamento de minérios. Além disso, duas pessoas foram presas em flagrante por envolvimento em extração ilegal de recursos minerais e crimes ambientais.

Um dos momentos mais impactantes das ações foi a descoberta de nove trabalhadores em condições degradantes no garimpo identificado como Nova Jerusalém. Embora imagens do resgate não tenham sido liberadas, a Polícia Federal garantiu que os trabalhadores já estão em locais seguros e que seus direitos serão resguardados.

Essas operações conjuntas fazem parte da luta em combate a exploração ilegal de recursos naturais, para garantir o respeito aos direitos humanos e ambientais, ao mesmo tempo em que enfatizam a importância da preservação da biodiversidade na região.

Fotos: Polícia Federal.

Compartilhar essa matéria

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

PUBLICIDADE

Js Rastreamento
Essence Estética
Js Rastreamento
Bioquality

PUBLICIDADE