Na tarde de sexta-feira, dia 8 de março, uma operação policial no bairro Altamira resultou na desarticulação de um esquema de lavagem de dinheiro. Tudo começou com uma denúncia de uso de notas falsas em uma loja de Parauapebas.
O policial militar, em seu relatório, informou que por volta das 14h12min recebeu um chamado de um estabelecimento comercial localizado na rua Pedro Álvares Cabral. O proprietário relatou que um adolescente havia tentado efetuar uma compra com uma nota falsa de R$ 100,00. A polícia compareceu ao local e deteve o suspeito, que indicou uma menor, L. S. M., como a fornecedora das notas.
Ao se dirigirem à residência de Ludimila, os policiais encomtraram com um esquema mais amplo. Na casa, além de mais notas falsas, foi encontrada outra menor envolvida, R. S. S. Ludimila, em sua colaboração com as autoridades, conduziu a equipe a outras lojas onde as jovens haviam utilizado o dinheiro falso, incluindo a loja Anabela Confecções e a loja Kairos.
O desfecho da operação resultou na condução à delegacia de Ludimila Sousa Mendes, R. S. S. e um menor identificado como H. M. S. O.
Portal Parauapebas