Ambientalistas, pesquisadores, produtores culturais, agentes governamentais, agricultores e empresas amazônicas são alguns dos públicos que se reunirão no Parque dos Ipês, em Parauapebas na região sudeste do Pará, entre os dias 8 a 10 de novembro para discutir temas ligados à conservação ambiental, gestão de Unidades de Conservação na Amazônia e ao desenvolvimento sustentável da região de Carajás.
O CGBio (Congresso de Gestão do Conhecimento e Sociobiodiversidade das Áreas Protegidas de Carajás) está com inscrições abertas para as palestras e mesas redondas até o dia 7 de novembro através do site www.even3.com.br/cgbio/. O evento é totalmente gratuito!
Além das discussões mais técnicas, a programação do evento também contará com espaço de exposições com feiras de empresas amazônicas e de produtores agroecológicos da região de Carajás. Haverá ainda um espaço de pôsteres com divulgação de pesquisas científicas sobre a Amazônia brasileira, além de áreas destinadas às atividades culturais e de educação ambiental, contendo espaço kids e um palco para shows e mostras de artistas locais.
A ideia do congresso é transformar a região de Carajás em um epicentro para o debate e encontro de saberes populares e técnico-científicos, e para que isso aconteça, é importante a mobilização da população. A analista ambiental e organizadora do evento, Roberta Queiroz, destaca que “o CGBio visa justamente abarcar diferentes segmentos da sociedade local e regional, buscando envolver a comunidade a agendas prioritárias como bioeconomia, sustentabilidade e ecoturismo”. De acordo com a organizadora, a programação diversificada permitirá a troca de experiências de modo a aproximar a população da agenda ambiental.
Em caso de dúvidas, entre em contato:
Equipe de Comunicação do Núcleo de Gestão Integrada ICMBio Carajás