A Paroquia de São Sebastião deu início nesta terça-feira, 11, a festa do padroeiro de Parauapebas. E segue até dia 20 de janeiro, dia alusivo ao mártir e santo da igreja católica.
Uma vasta programação religiosa e social acontecerá ao longo de toda semana na igreja Matriz localizada na praça Mahatma Gandhi no bairro Cidade Nova. A programação inicia oficialmente hoje com a missa solene.
Além da realização de missas e novenas, a festividade acontece ainda com a venda de comidas típicas durante a quermesse que acontece no pátio da igreja Matriz com músicas ao vivo com louvores, sorteio de brindes e realização de brincos em homenagens ao santo.
A festividade se encerra no dia 20, feriado municipal, onde acontece a tradicional corrida de São Sebastião, além da realização da procissão que deve ocorrer no período da tarde, se encerrando com a missa. Durante a programação serão arrecadados alimentos não perecíveis que serão doados a população carente do município.
São Sebastião, soldado romano e cristão
São Sebastião nasceu na cidade de Narbona, na França, em 256 d.C. Seu nome de origem grega, Sebastós, significa divino, venerável. Ainda pequeno, sua família mudou-se para Milão, na Itália, onde ele cresceu e estudou. Sebastião optou por seguir a carreira militar de seu pai.
São Sebastião era um soldado romano que foi martirizado por professar e não renegar a fé em Cristo Jesus. Sua história é conhecida somente pelas atas romanas de sua condenação e martírio. Nessas atas de martírio de cristãos, os escribas escreviam dando poucos detalhes sobre o martirizado e muitos detalhes sobre as torturas e sofrimentos causados a eles antes de morrerem. Essas atas eram expostas ao público nas cidades com o fim de desestimular a adesão ao cristianismo.
Gostaria de saber outros assuntos? Conheça a plataforma https://portalparauapebas.com/, através dela você pode acessar conteúdos interessantes e informativos! Não deixe ainda de conferir outras matérias!
[gutenberg_post_blocks id=”125″]