Ex-agente Diógenes do Detran de Parauapebas é condenado a 14 anos de prisão

Ex-agente Diógenes do Detran de Parauapebas é condenado
Grupo só peças

O ex agente do (Detran) de Parauapebas, Diógenes Samaritano dos Santos, foi condenado nesta terça-feira(23) a 14 anos de prisão. No dia 31 de março de 2019 a esposa de Diógenes Dayse Dyana Sousa e Silva, 35 anos, foi empurrada da varanda da casa onde morava em Parauapebas e acabou falecendo no local. O agente de trânsito do Detran e ex-DMTU, foi preso em flagrante acusado de matar a esposa.

Mas a condenação do agente foi motivada por outro crime, o mesmo apreendia ilegalmente Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e documentos de veículos com alguma pendência com o órgão de trânsito e cobrava propina aos condutores, para entregar os documentos.

A Polícia Civil foi à residência do casal, onde o crime aconteceu, no Bairro Parque dos Carajás, em Parauapebas, e lá descobriu nada menos de 300 documentos de veículos e Carteiras Nacionais de Habilitação de populares, espalhados na residência de Diógenes.

Segundo a polícia, os documentos foram apreendidos durante o trabalho de Samaritano como agente de trânsito, em Blitz de rotina na cidade Parauapebas. Ele apreendia o documento e depois só devolvia mediante pagamento de propina. A polícia abriu uma investigação só para tratar especificamente desse caso. Durante o inquérito foi descoberto que Samaritano teria, inclusive, fornecido o número do seu telefone celular para que as vítimas pudessem entrar em contato posteriormente para combinar o local, data e horário para o pagamento.

No decorrer das investigações foram identificadas nada menos de nove vítimas e ficou claro que Diógenes Samaritano incorreu no crime de concussão, previsto no artigo 316 do Código Penal Brasileiro (CPB), pois, na qualidade de funcionário público, exigia explícita e implicitamente vantagem indevida de particulares, retendo os documentos pessoais das vítimas, abusando de sua autoridade pública como meio de coação.

Informações Correio do Carajás

[gutenberg_post_blocks id=”125″]

Compartilhar essa matéria

Facebook
Twitter
WhatsApp

Veja também

PUBLICIDADE

LD negócios
Essence estética
Eco Carajás
Solar Conteiner
KD2
Jaleco Store

PUBLICIDADE