Câmara nos bairros

PUBLICIDADE

Câmara de vereadores homenageará por bravura PMs com Título de Cidadão Honorário em Parauapebas

O título é referente a uma ação executada pelos policiais que salvaram João Henrique, de dois meses de vida, que estava desfalecido por engasgamento.

Os policiais militares do 23º Batalhão de Polícia Militar (BPM),- cabo Muller e os soldadosNascimento e Evangelista -, receberão nesta sexta-feira, 15 em sessão solene na Câmara Municipal, o título de Cidadão Honorárioconcedido pelo vereador Zacarias Marques (PP).

O título é referente a uma ação executada pelos policiais que salvaram João Henrique, de dois meses de vida, que estava desfalecido por engasgamento. A ação foi manchete em todos os telejornais, sites, redes sociais locais e estaduais. 

Ao tomar conhecimento da ação de bravura dos militares, o vereador Zacarias Marques apresentou na Câmara Municipal de Parauapebas o Projeto de Decreto Legislativo referente a concessão de título de Cidadão Honorário aos PMs por suasações prestadas ao município, que foi aprovadopor unanimidade na casa de leis.

As honrarias foram apresentadas ao plenário e aprovadas na sessão ordinária de 11 de abril deste ano, nos projetos de decretos legislativos nº 01/2023, 02/2023 e 03/2023. Zacarias Marques destacou que os policiais cabo Muller e ossoldados Evangelista e Nascimento, durante suas carreiras militares, já receberam diversos elogios pela corporação e sociedade do município.

Dina Pereira, mãe da vítima, relata à reportagem que ao ver seu filho sem vida saiu em via pública em desespero e que Deus enviou naquele momento três “anjos” que salvaram a vida do seu filho. “Esses militares foram bravamente técnicos, cautelosos e capazes de trazer meu filho de volta, que já estava roxo e sem respirar. Hoje meu filho vai fazer dois anos de vida, graças a Deus e a esses policiais”, diz a mãe de João Henrique, emocionada.

O Fato

A ação dos militares ocorreu no mês de setembrode 2021, quando a guarnição do Grupamento Tático composta pelo cabo Muller e os soldados Nascimento e Evangelista, do 23º BPM, realizavarondas pelo bairro Cidade Jardim. Ao passarem pela avenida Buritis, em frente a um comércio de madeiras, a genitora Dina Pereira de Sousa, 33 anos, estava desesperada e com um bebê de dois meses no colo arroxeado e sem respirar.

De imediato, os policiais desembarcaram da viatura e começaram a prestar socorro à criança, que possivelmente não teria tempo suficiente para chegar ao Pronto Socorro Municipal com vida,devido aos sintomas que indicavam risco de morte. Então, os policiais ao realizarem a técnica de Heimlich, que comprime o diafragma, eles posicionaram a criança levemente para baixo e realizaram movimentos de compressão com pequenos tapas nas costas a fim de desobstruir as vias respiratórias. Graças à utilização da técnica, o bebê João Henrique voltou a respirar e seu pai passou a acalmá-lo no colo. A equipe policial ainda orientou os pais da criança a levá-la ao hospital para receber atendimento médico especializado.

Os títulos de Cidadão Honorário serão entregues em sessão solene a ser agendada pela Mesa Diretora da Câmara Municipal.

Texto: Cléo Lopes

Compartilhar essa matéria

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

PUBLICIDADE

Js Rastreamento
Essence Estética
Js Rastreamento
Bioquality

PUBLICIDADE