O número de invasões em áreas urbanas de Parauapebas aumentou rapidamente nos últimos anos. Ao chegar no município, é possível observar uma invasão em crescimento constante nas proximidades do lago da Nova Carajás. No bairro Alto da Boa Vista, outra nova invasão avança rapidamente. Já no bairro São Lucas II, no complexo VS10, está localizada a maior invasões de Parauapebas, que continua se expandindo.
De acordo com o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades, o município apresentou um desempenho abaixo da média no nível de desenvolvimento. Entre os 5.570 municípios brasileiros, Parauapebas ocupa a 4.179ª posição, ao lado de cidades com baixa renda.
Quando se trata de investimento público em infraestrutura urbana por habitante, os dados indicam uma queda acentuada entre 2015 e 2022. Nesse período, o índice passou de 2.756,12 para apenas 16,35, colocando o município na categoria vermelha do gráfico.
A nova gestão terá o desafio de combater o crescimento urbano desordenado e reforçar a fiscalização das áreas urbanas, promovendo o planejamento adequado na criação de novos loteamentos.
O Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil é uma iniciativa do Instituto Cidades Sustentáveis, em parceria com o Sustainable Development Solutions Network (SDSN), com consultoria do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap).
Gostaria de saber outros assuntos? Conheça a plataforma https://portalparauapebas.com/, através dela você pode acessar conteúdos interessantes e informativos! Não deixe ainda de conferir outras notícias de Parauapebas e região.