Câmara nos bairros

PUBLICIDADE

Aumento na inflação no Brasil: o que é e como pode impactar a nossa vida?

Aumento na inflação no Brasil
Expresso impressão digital

Você sabe o que é a inflação e como ela pode nos impactar?

A inflação está sempre em nosso dia a dia e quase nem percebemos como ela pode impactar em nossa vida. Entretanto, será que sabemos como está a inflação hoje no Brasil?

Mas, o que todas as pessoas estão se perguntando: por que tudo está subindo? A resposta está na inflação!

Portanto, se você gostaria de saber mais sobre a inflação, continue a leitura e confira!

O que é inflação?

A inflação é um termo utilizado para designar o aumento geral dos preços na sociedade. Ou seja, ela é o aumento de custo de vida seja para o consumidor ou para as empresas, como resultado da elevação do preço dos produtos e da desvalorização da moeda.

Um exemplo disso, é quando vamos ao mercado e notamos que alguns produtos estão mais caros hoje do que antes, o que significa que o preço inflacionou.

Mas, será que esse processo é prejudicial para o consumidor?

Não, ele não costuma ser prejudicial para o consumidor, isso por que há os reajustes nos salários-mínimos que acompanham as taxas de inflação.

Entretanto, a inflação pode sim, se tornar prejudicial nos casos onde os níveis ficam muito altos e em uma velocidade grande. Nesse caso os reajustes salariais levam muito tempo para serem implantados, o que ocasiona a diminuição na compra do consumidor durante a maior parte do ano! Interessante não é mesmo?

Lembra das reclamações da classe trabalhista quando fica muito tempo sem o reajuste salarial?

Então, nesse caso, mesmo o aumento natural do salário-mínimo (estabelecido pelo governo), os trabalhadores não estão recebendo mais pelo seu trabalho, pois, o custo de vida está elevado.

Nesse caso as causas podem ser divididas em curto prazo ou maior prazo, que podem aumentar continuamente seja durante meses ou anos.

O que causa a inflação?

As causas que aumentam os índices de inflação podem ser:

  • Aumento na demanda – ocorre quando há pouca quantidade de um produto X que as pessoas querem consumir, ou seja, nesse caso, o preço do produto sobe equilibrando a oferta e procura. Quando há muitas pessoas procurando um produto x a tendência é ocorrer o aumento e assim aumentar a demanda desse produto.
  • Aumento, ou pressão no custo de produção (inflação de custos ou inflação de oferta) – ocorre quando existem fatores que impactam o preço final de um produto.
  • Inércia inflacionária e expectativas de inflação – essa causa ocorre quando a inflação passada gera uma expectativa de inflação futura.
  • Aumento de emissão de moeda – nesse caso o governo também pode influenciar no aumento da inflação.

Quando os gastos são que os que foram arrecadados, há casos que é necessário imprimir mais dinheiro. Nesse caso ocorre maior volume de dinheiro em circulação do que a quantidade de oferta de produtos e serviços, ocorrendo assim o aumento dos preços.

Aumento na Inflação do Brasil

Após entender o que é a inflação e as suas causas, fica muito mais fácil entender o porquê do aumento na Inflação do Brasil 2021 e 2022.

Segundo o IBGE o Brasil, fechou o ano de 2021 com 10,06% a maior alta em seis anos.

O que causou a alta na infração:

  • Efeitos econômicos causados pela pandemia de Covid-19;
  • Pressões inflacionárias
  • Congestionamento nas cadeias de suprimentos que fazem o transporte de produtos pelos mares, a crise de contêineres, o que causou interrupções globais, os navios ficaram semanas nos portos para descarregar os produtos, o que ocasionou o aumento nas tarifas.
  • Dinheiro injetado nas economias para mitigar estragos causados pela pandemia.
  • Menos gasto durante o lockdown e durante os momentos críticos da pandemia, ocasionou o aumento nos preços.
  • Aumento no preço da energia e dos alimentos.

Interessante, não é mesmo? Portanto, existem diversos fatores que podem ocorrer e ocasionar o aumento na inflação não só no Brasil como no mundo. E para controlar as pressões inflacionárias muitos países estão optando pelo aumento de taxas.

Enfim, teve o aumento sim da Inflação no Brasil, entretanto, as medidas para reverter a situação já estão sendo feitas.

Gostaria de saber mais sobre outros assuntos? Acesse o site http://www.portalparauapebas.com e confira!

[gutenberg_post_blocks id=”125″]

Compartilhar essa matéria

Facebook
Twitter
WhatsApp

Veja também

PUBLICIDADE

Js Rastreamento
Essence Estética
Js Rastreamento
Bioquality

PUBLICIDADE