Em fevereiro deste ano, Keniston Braga retirou sua pré-candidatura e declarou apoio ao pré-candidato Braz, do PDT. Com o cenário político em constante mudança, em abril, Braz optou por abdicar de sua pré-candidatura e se unir a Rafael Ribeiro, do União Brasil. Isso gerou expectativas sobre o que estava por vir, especialmente com o apoio do governador Helder Barbalho a Keniston.
Diante das dificuldades nas pesquisas eleitorais, Keniston reposicionou-se e lançou novamente seu nome como pré-candidato. No entanto, após duras críticas a Rafael Ribeiro e alfinetadas em Darci nas redes sociais, Keniston optou por apoiar Rafael Ribeiro esta semana, criando um verdadeiro reboliço.
Mas as surpresas não pararam por aí! Cássio Falusino, do partido de Keniston, surgiu como um novo candidato a vice de Rafael Ribeiro, o que não agradou muito a Ivanaldo Braz e seu grupo, que já tinha Denis Assunção como sua aposta para o cargo de vice-prefeito. O clima segue tenso e Braz pode voltar a lançar seu nome para concorrer contra Aurélio e Rafael Ribeiro.
Com a prefeitura de Parauapebas enfrentando dificuldades financeiras, o prefeito Darci tem se mantido afastado dos holofotes. Nesse cenário, sua esposa, Carol Silva, tem ganhado destaque ao atuar como cabo eleitoral e criadora de conteúdo na campanha de Rafael Ribeiro.
Enquanto isso, Aurélio segue liderando as pesquisas, consolidando sua posição como forte concorrente. Ele conta agora com o suporte de figuras, como Hipólito H2, Valmir da Integral e Chico das Cortinas.