A Prefeitura Municipal de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SEMSA), inaugurou na tarde desta terça-feira, 24, a nova Unidade Básica de Saúde do bairro Rio Verde, localizada na Rua JK, esquina com a Minas Gerais. A unidade recebeu o nome de um dos médicos pioneiros do município de Parauapebas, Dr. Bento Torres Pinto, que durante sua trajetória de trabalho foi exemplo de profissional íntegro e um grande parceiro da Saúde.
A UBS Dr. Bento Torres Pinto é composta por quatro equipes de estratégia de saúde da família, responsáveis pela cobertura de cerca de 16 mil pessoas e com capacidade de atendimento diário para 500 pessoas. No local também serão ofertados serviços de acolhimento à demanda espontânea, administração de medicamento oral e injetável, aferição de pressão arterial, atendimento em urgência básica (curativo, febre, dor aguda, incisão e drenagem de abcesso, diarreia, desidratação, vômito, dor de cabeça, troca de sonda, dentre outros), coleta de exames laboratoriais e citopatológicos, consulta individual e compartilhada, dispensação de medicamento, emissão de cartão SUS, grupo de educação em saúde, marcação de consulta, exame especializado e cirurgia eletiva, medição de glicemia capilar, nebulização, observação 8 h, práticas integrativas e complementares, prevenção e promoção de saúde na escola, procedimento e pequena cirurgia, retirada de ponto, terapia de reidratação oral, vacinação, vigilância, prevenção e controle das doenças, violências e acidentes, visita e atendimento domiciliar.
A equipe multidisciplinar da unidade é composta por médicos clínicos, enfermeiros, odontólogos, ginecologista, pediatra, psicólogo, assistente social, farmacêutica, nutricionista, fonoaudiólogo, fisioterapeuta. Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Gilberto Laranjeiras, este era um sonho antigo dos moradores, que agora se torna realidade. “Esta unidade representa muito. Além de cuidar da saúde dos moradores, a UBS representa esperança de dias melhores e em breve teremos mais inaugurações como esta, levando saúde humanizada para o nosso povo”, finalizou o secretário. ASCOM PMP
[gutenberg_post_blocks id=”125″]