O governador do Pará, Helder Barbalho, participou nesta quarta-feira (12) da abertura da SB COP, Diálogo Empresarial para uma Economia de Baixo Carbono, realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em Belém. O encontro, que ocorre paralelamente à COP30, reúne autoridades, pesquisadores e empresários nacionais e internacionais para debater soluções sustentáveis para o setor produtivo.
Durante o discurso de abertura, Helder Barbalho ressaltou que práticas produtivas sustentáveis devem estar na base das atividades econômicas no Brasil e no mundo. Segundo ele, a consciência ambiental precisa ser parte da cultura de quem produz e uma exigência de quem consome. “É este equilíbrio que permitirá que possamos, nas decisões do hoje, garantir o amanhã”, afirmou o governador do Pará.
Helder destacou ainda que a realização da COP30 em Belém representa um marco para o Brasil e reforça o protagonismo do Pará na agenda ambiental global.
A SB COP, Sustainable Business COP, é uma iniciativa que busca articular ações empresariais voltadas à Economia de Baixo Carbono, em apoio às negociações climáticas da ONU. “Muitas vezes, se desconectou o setor produtivo da agenda ambiental, como se houvesse contradição entre produzir e preservar. Essa etapa foi superada. Hoje entendemos que a sustentabilidade é transversal e faz parte de todas as áreas”, pontuou.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), Alex Carvalho, reforçou que é possível crescer economicamente sem comprometer o meio ambiente. “O setor produtivo tem no seu DNA a sustentabilidade. Os consumidores cobram responsabilidade social, e hoje responsabilidade social é sustentabilidade. Todos querem associar suas marcas a práticas sustentáveis”, declarou.
Durante o evento, representantes de diversos países apresentam projetos de inovação verde e práticas sustentáveis aplicadas na indústria. De acordo com Tennant Reed, diretor de Mudanças do Clima e Energia da Australian Industry Group, iniciativas como a da CNI estão ganhando repercussão internacional. “Na Austrália existem muitas ações parecidas com as que o Brasil está desenvolvendo por meio da SB COP”, afirmou.
Com a SB COP e a COP30 em Belém, o Pará se consolida como um dos principais centros de debate sobre sustentabilidade, transição energética e economia verde, reafirmando o compromisso do estado com o futuro do planeta. Foto Marcos Santos.
Gostaria de saber outros assuntos? Conheça a plataforma https://portalparauapebas.com/, através dela você pode acessar conteúdos interessantes e informativos! Aqui você encontra notícias do Pará e todo Brasil.














