Flávio Dino proíbe empresas de seguirem medidas unilaterais de outros países

Flávio Dino

 

 

 

 

O ministro do Supremo Tribunal Federal Flávio Dino decidiu que nenhuma empresa ou instituição financeira que atue no Brasil pode aplicar sanções ou bloqueios baseados em determinações unilaterais de governos estrangeiros. A medida busca impedir que regras impostas por outros países, como as sanções aplicadas pelos Estados Unidos contra o ministro Alexandre de Moraes, tenham efeito em território nacional.

Dino determinou que leis estrangeiras, ordens executivas e atos administrativos não produzem efeitos automáticos no Brasil, cabendo apenas ao Judiciário brasileiro validar medidas desse tipo. O ministro também orientou que instituições financeiras nacionais e o Banco Central comuniquem ao Supremo qualquer ação vinculada ao regramento norte-americano.

A decisão não especifica quais punições poderão ser aplicadas a empresas que implementarem, sem autorização do STF, dispositivos como a Lei Magnitsky contra autoridades brasileiras. O entendimento reforça a soberania da jurisdição nacional e ocorre em meio a disputas judiciais de municípios brasileiros que recorreram a cortes estrangeiras para cobrar indenizações da mineradora Samarco, responsável pelo desastre de Mariana, em Minas Gerais.

Cite a fonte Portal Parauapebas, em caso de reprodução total ou parcial deste conteúdo. O uso de material jornalístico sem autorização ou sem a devida citação da fonte viola a Lei nº 9.610/98, que dispõe sobre os direitos autorais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba informações direto no celular

Veja mais

PUBLICIDADE

Governo Para´
Garnizé
Câmara de Parauapebas
ExpoCanaã
Giro Parauapebas

PUBLICIDADE