Com o objetivo de fortalecer a atuação legislativa municipal na construção de políticas públicas sustentáveis, os vereadores de Parauapebas participam, entre os dias 29 e 31 de outubro, da COP 30 dos Vereadores, evento realizado em Belém (PA), no Teatro Gasômetro, localizado no Parque da Residência.
A iniciativa é promovida pela ABRACAM – Associação Brasileira de Câmaras Municipais, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e o Instituto Aprimore, e conta com o apoio da Secretaria de Cultura do Pará. O encontro ocorre em sintonia com a COP 30 – Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que será sediada no estado em 2025, e tem como propósito aproximar o legislativo municipal da agenda global de sustentabilidade.
Durante os três dias de programação, os participantes acompanham palestras, debates e painéis temáticos sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco na capacitação de vereadores e servidores públicos para implementar ações e práticas sustentáveis em seus municípios.
Representando Parauapebas, participam do evento o presidente da Câmara, Anderson Moratorio, e os vereadores Michel Carteiro, Graciele Brito, Leandro do Chiquito, Tito do MST, Francisco Eloécio, Elias da Construforte, Sasdisvan Pereira, Zé da Lata, Laécio da ACT e Alex Ohana.
Para o presidente Anderson Moratorio, a COP 30 dos Vereadores representa um espaço importante de construção coletiva de políticas públicas sustentáveis. “O momento está sendo riquíssimo para o fortalecimento das discussões sobre sustentabilidade, não apenas para Parauapebas, mas para toda a região. Estamos reunindo ideias e experiências que poderão se transformar em ações concretas para o desenvolvimento sustentável do município”, destacou o presidente.
A vereadora Graciele Brito ressaltou a importância da participação dos parlamentares municipais nas discussões sobre sustentabilidade: “A necessidade da comunidade começa quando temos contato com o povo. Por isso devemos estar a par das situações e nos envolver com propostas de sustentabilidade e melhorias. A COP não é apenas para Belém, mas para toda a sociedade. Estamos aqui para levar ideias e soluções sustentáveis para Parauapebas”, afirmou.
O vereador Elias da Construforte também destacou o papel do legislativo local nesse processo: “Participar desta COP 30 dos Vereadores é muito importante. Precisamos discutir e encontrar formas de equilibrar a sustentabilidade com o desenvolvimento econômico. Esse diálogo é essencial para o futuro das nossas cidades.”
Para o vereador Alex Ohana, Parauapebas tem papel estratégico no debate sobre sustentabilidade na Amazônia: “Nós estamos avançando com a pauta das ODS’s, que dialogam com o desenvolvimento sustentável. O conhecimento adquirido aqui vai aprimorar o nosso trabalho. Parauapebas tem uma importância gigantesca nesse contexto, já que cerca de 70% do território do município é formado por floresta. Precisamos pensar em um modelo de economia sustentável que garanta o bem-estar humano sem comprometer o meio ambiente.”
O presidente da ABRACAM, Rogério Rodrigues, enfatizou a parceria com a Câmara de Parauapebas e a importância do evento para o fortalecimento das políticas públicas ambientais: “Temos uma parceria muito forte com a Câmara de Parauapebas para promover o programa Câmara Sustentável. Queremos desenvolver nas Câmaras Municipais de todo o Estado políticas públicas que envolvam sustentabilidade. Ao final do evento, aprovaremos a Carta de Belém, que será entregue às autoridades da COP 30”, informou.
Entre os principais temas debatidos na programação estão a justiça climática, a sustentabilidade e as estratégias para a implantação dos ODS nos municípios brasileiros.
A COP 30 dos Vereadores se consolida como um marco para o fortalecimento do poder legislativo municipal na agenda climática e social do Brasil, promovendo a integração entre gestores públicos e a sociedade na busca por soluções sustentáveis para o futuro.
Texto: Josiane Quintino / Fotos: Dione Gastão e Jorge Marques














