Vereador Anderson Moratório propõe homenagem a liderança indígena do Xikrin do Kateté

 

 

 

“É com imensa satisfação que proponho o presente Decreto Legislativo em reconhecimento ao Senhor Bep Tum Xikrin, Vice-Cacique Geral do Povo Indígena Xikrin do Kateté”, jusficou o vereador Anderson Moratorio, presidente da Câmara Municipal de Parauapebas, enaltecendo a atuação do líder indígena em defesa dos direitos do Povo Xikrin do Kateté, comunidade originária do Município de Parauapebas.

O Decreto Legislativo, apresentado na 28ª Sessão Ordinária, ocorrida na manhã desta terça-feira, 30 de outubro, concede o Título de Cidadão Honorário do Município de Parauapebas ao Ilustríssimo Senhor Bep Tum Xikrin, Vice-Cacique Geral do Povo Indígena Xikrin do Kateté, como forma de reconhecimento da Câmara Municipal de Parauapebas pela sua destacada atuação em defesa dos direitos do Povo Indígena Xikrin do Kateté, comunidade originária deste Município, bem como pelos relevantes serviços prestados para o engrandecimento de Parauapebas, sua história e cultura local.

Nascido em 2 de agosto de 1969, na própria Terra Indígena Xikrin, Bep Tum Xikrin cresceu imerso na cultura, nos valores e na luta de seu povo, carregando consigo a responsabilidade de honrar e preservar o legado ancestral. Filho do respeitado Cacique Kempoti Xikrin e de Nhhokon Xikrin (in memoriam), Bep Tum herdou de seu pai a firmeza na defesa dos direitos, da cultura e do território Xikrin. Desde cedo foi preparado para a liderança, participando ativamente das decisões comunitárias e dos rituais tradicionais, fortalecendo o vínculo entre as novas gerações e a sabedoria dos mais velhos.

Bep Tum Xikrin já exerceu a função de Cacique da Aldeia Kateté e é Cacique Fundador da Aldeia Ôôdjã. Atualmente, ocupa o cargo de ViceCacique Geral da Terra Indígena Xikrin do Rio Cateté, título que lhe foi confiado diretamente pelo Ancião e Cacique Geral Botxe Xikrin. Nessa posição, atua lado a lado com outras lideranças, representando seu povo em diferentes espaços de diálogo e tomada de decisão.

Sua liderança é marcada pelo compromisso com a proteção territorial, pela busca de melhorias nas condições de vida da comunidade e pelo fortalecimento da identidade cultural MebêngôkreXikrin. Guardião do legado deixado por seu pai, Bep Tum é reconhecido como voz firme e respeitada, tanto dentro quanto fora da comunidade, sempre pautando sua atuação na luta pela dignidade, pela justiça social e pela valorização da cultura indígena.

Conforme regimento da Casa de Leis, a outorga do título será realizada em data a ser definida, durante sessão solene da Câmara Municipal de Vereadores, podendo, alternativamente, ser entregue em cerimônia cultural tradicional, respeitando os costumes e tradições indígenas na Terra Indígena Xikrin do Kateté. (Francesco Costa)

Gostaria de saber outros assuntos? Conheça a plataforma https://portalparauapebas.com/, através dela você pode acessar conteúdos interessantes e informativos! Não deixe ainda de conferir outras notícias de Parauapebas e região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba informações direto no celular

Veja mais

PUBLICIDADE

Governo Para´
Garnizé
Giro Parauapebas

PUBLICIDADE