Câmara nos bairros

PUBLICIDADE

Setembro Amarelo: O triste motivo pela qual a cor foi escolhida

Todos os anos, o mês de setembro abre as portas para um tema importante que tem atingido cada vez mais a sociedade, com os casos de SUICÍDIO.

Para orientar e concientizar a sociedade, o mês de setembro foi definido no calendário como “Setembro Amarelo” a cor da início a campanha dedicada à prevenção do suicídio.

A campanha teve início no Brasil em 2015, e visa concientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento. Só no ano de 2016, a Organização Mundial da Saúde (OMS) contabilizou 6,1 suicídios a cada 100 mil habitantes. Isso significa que a cada 45 minutos alguém tira a própria vida no país. Números que são considerados alarmantes, pois esses números continuam crescendo com o passar dos anos, mesmos com com as ações educativas para evitar os casos, que hoje atingem principalmente pessoas com faixa etária de 15 a 29 anos.

Para reverter essas situações, o debate em torno do tema e campanhas para incentivar que pessoas com tendências suicidas e transtornos mentais busquem ajuda são essenciais, por isso as ações acontecem nas ruas e escolas para que atinja ao máximo de pessoas e assim diminuam os casos.

Enquanto o mundo está conseguindo diminuir as taxas de suicídio (-36% entre 2000 e 2019), o Brasil enfrenta dificuldades para evitar o crescimento ano após ano, com o surgimento da pandemia a preocupação em relação ao aumento de casos, com o isolamento social a situação poderia agravar os casos de suicídio no país. No início de 2020, quando iniciou a pandemia de Covid-19, temeu-se que o número de casos de depressão e suicídio explodissem no Brasil. Felizmente, isso não aconteceu. Segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado em 2021, o aumento foi de “apenas” 0,4%.

Segundo dados do DataSus, as mortes por lesão autoprovocada entre 2011 e 2020 aumentaram 35%. Só em 2020 foram registradas 12.895 suicídios. Entre os cinco estados com maiores casos nesse período estão São Paulo (1º), Minas Gerais (2º), Rio Grande do Sul (3º), Santa Catarina (4º) e Paraná (5º). Já considerando o número de suicídios por milhão de habitantes, os cinco primeiros estados são Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Piauí e Roraima.

Significado da cor amarela que faz referência a campanha

Quando a OMS escolheu a cor amarela para representar a luta contra o suicídio, muitos pensaram que fora uma escolha aleatória. Mas, pelo contrário, a decisão foi inspirada em uma história trágica da década de 1990 que serviu para motivar pessoas de todos os lugares do mundo a pedirem ajuda.

A história real que inspirou a cor amarela como símbolo da prevenção do suicídio envolve Mike Emme, um jovem que morava em Westminster, no Colorado, Estados Unidos. O rapaz era conhecido como Mustang Mike, pois havia comprado um modelo antigo do automóvel Ford Mustang, e trabalhou sem parar até recuperá-lo por completo; no fim, o pintou de amarelo, criando assim seu apelido.

Mike era apaixonado por seu carro e amado por seus amigos e família. Todos o viam como um garoto entusiasmado com a vida, engraçado e caridoso. Ninguém poderia imaginar o que ele, verdadeiramente, estava passando.

No dia 8 setembro de 1994, às 23:52 da noite, seus pais chegaram em casa e se depararam com uma cena que mudaria a vida de todos para sempre. Mike Emme estava morto dentro de seu tão amado mustang amarelo, em decorrência de um tiro. Ao seu lado um triste bilhete: “Mãe, pai, não se culpem. Eu amo vocês. Com amor, Mike. 11:45 pm”.

No sepultamento do garoto, seus amigos e parentes levaram uma grande cesta: nela havia centenas de cartões e cada um estava preso a uma fita amarela — em homenagem ao carro de Mike e sua memória. Nos papéis uma mensagem simples: “Se você precisar, peça ajuda”.

Gostaria de saber outros assuntos? Conheça a plataforma https://portalparauapebas.com/, através dela você pode cessar conteúdos interessantes e informativos! Não deixe ainda de conferir outras matérias!

[gutenberg_post_blocks id=”125″]

Compartilhar essa matéria

Facebook
Twitter
WhatsApp

Veja também

PUBLICIDADE

Js Rastreamento
Essence Estética
Js Rastreamento
Bioquality

PUBLICIDADE