Prefeito de Itupiranga contraria lei federal e incentiva pesca na piracema

 

 

 

 

 

 

Um vídeo enviado por moradores de Itupiranga mostra o prefeito de Itupiranga, Wagno Godoy incentivando pescadores a desrespeitarem a lei federal que proíbe a pesca durante o período de piracema.

A fala do prefeito de Itupiranga causou indignação, já que o prefeito, como autoridade pública, tem o dever de cumprir e fazer cumprir a legislação, especialmente em temas ligados à preservação ambiental.

No vídeo, Wagno Godoy aparece afirmando que “dentro do rio em Itupiranga vocês podem ficar tranquilos e pescar em paz, essa lei nacional está defasada e não tem nada a ver com nossa realidade”. A declaração contraria normas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que determinam a proibição da pesca nesse período para proteger as espécies em fase de reprodução.

A piracema é importante para o equilíbrio dos rios e a manutenção da fauna aquática. Durante essa fase, os peixes sobem os rios para desovar, garantindo a continuidade das espécies e a sustentabilidade da pesca no futuro.

O poder público não pode incentivar o descumprimento da lei, ele deve atuar com políticas de apoio aos pescadores, como a concessão do seguro-defeso, programas de capacitação e incentivo à pesca sustentável, assegurando renda sem comprometer o meio ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba informações direto no celular

Veja mais

PUBLICIDADE

Garnizé
Giro Parauapebas

PUBLICIDADE