A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (9), a segunda fase da Operação Expertise em Marituba, na região metropolitana de Belém. A ação, realizada com apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e do Ministério Público Federal (MPF), cumpriu três mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva.
A vice-prefeita de Marituba que atua como secretária de Educação, Bárbara Marques, foi presa e conduzida à sede da Polícia Federal. Ela é investigada por envolvimento em um esquema de fraudes em licitações, direcionamento de contratos e adesões irregulares a atas de registro de preços. Segundo as investigações, os desvios chegam a cerca de R$ 200 milhões e atingem principalmente as áreas de saúde e educação.
Durante a apuração, os agentes flagraram a entrega de dinheiro em espécie a um servidor público. A PF também identificou que contratos simulados eram seguidos de saques em espécie logo após os repasses financeiros. Além das prisões, a operação resultou em medidas cautelares como o afastamento de cargos, bloqueio e sequestro de bens e quebra de sigilos. Todo o material apreendido será submetido à análise pericial.
A Prefeitura de Marituba afirmou estar colaborando integralmente com as investigações e disse ter adotado medidas administrativas para garantir transparência. Esta é a terceira ação da Polícia Federal no município em menos de um mês.
Gostaria de saber outros assuntos? Conheça a plataforma https://portalparauapebas.com/, através dela você pode acessar conteúdos interessantes e informativos! Não deixe ainda de conferir outras notícias de Parauapebas e região.