Parauapebas a capital do minério e da empregabilidade para pessoas com deficiência

Parauapebas a capital do minério

Apesar de ainda tão jovem e em desenvolvimento, Parauapebas tem se tornado rota de oportunidade para muita gente que aqui chega, vindas de diversos lugares do Brasil e do mundo em busca de dias melhores e recolocação no mercado de trabalho.

Com um potencial minerário gigante, o município se tornou visível não somente para os desempregados, mas também para as grandes empresas que aqui chegam, oferecendo oportunidade de emprego. Todos os dias centenas de trabalhadores saem de suas casas e seguem pelas ruas do município rumo ao um novo dia e chance de crescer na pequena, transformadora e bilionária capital do minério.

O Sistema Nacional de Emprego (SINE), muitas das vezes é porta de entrada para aqueles que almejam e sonham com o emprego de carteira assinada nas terceirizadas prestadoras de serviços dentro da usina de exploração de minério.

As vagas ofertadas são destinadas para diversos cargos e escolaridades, e muitas das vezes, são destinadas para homens e mulheres, além de jovens que buscam a oportunidade do primeiro emprego, oportunidade esta, ofertada por meio do Programa Jovem Aprendiz também executado pela Vale.

Outro público beneficiado com a oportunidade de trabalho são as pessoas com deficiência que também conseguem exercer uma atividade profissional dentro do mercado de trabalho por meio do processo de Inclusão de pessoas com deficiência.

No Brasil, toda empresa com 100 funcionários ou mais é obrigada por lei a ter de 2% a 5% dos seus cargos preenchidos por pessoas com deficiência. É o que prevê o artigo 93 da Lei nº 8.213/91, também conhecida como Lei de Cotas, que com mais de 30 anos ainda não é plenamente cumprida pelas empresas. Os empregadores tem pleno conhecimento da lei, mas o processo de oportunidade ainda é lento, e apesar de ser garantida por lei, muitos ainda sofrem para conseguir o emprego.

Assim como boa parte da população, pessoas com deficiência residentes em Parauapebas, também buscam pela experiência profissional na área de mineração da Vale, já que a empresa é um portão de acesso para o mercado de trabalho proporcionando que esses profissionais sejam notados através de sua capacidade de exercer o pleno direito trabalhista.

Hoje a Vale no Brasil possui cerca de 1.700 empregados com deficiência, que ocupam diversos tipos de cargos dentro do empreendimento. Em uma Pesquisa Global de Empregados da Vale, realizada no ano de 2016, apontou que 74% dos empregados disseram acreditar que a liderança da empresa incentiva um ambiente em que as diferenças individuais são valorizadas. E 80% afirmaram que pessoas de todos os perfis (cultural, gênero, idade, religião, etc.) podem ter sucesso na mineradora.

Assim como a Vale as empresas que prestam serviços a mineradora também tem capacitado e captado esse público para atuar dentro do mercado de trabalho.

Gostaria de saber outros assuntos? Conheça a plataforma https://portalparauapebas.com/, através dela você pode acessar conteúdos interessantes e informativos! Não deixe ainda de conferir outras matérias!

[gutenberg_post_blocks id=”125″]

Compartilhar essa matéria

Facebook
Twitter
WhatsApp

Veja também

PUBLICIDADE

LD negócios
Essence estética
Eco Carajás
Solar Conteiner
KD2
Jaleco Store

PUBLICIDADE