Câmara nos bairros

PUBLICIDADE

Pandemia Covid-19: o fim da Pandemia está próximo?

Pandemia Covid-19
Prefeitura de curionópolis

Diante de um destino tão incerto será mesmo que esse é o fim da pandemia Covid-19?

Nesse artigo você poderá conferir algumas informações importantes sobre as diferenças entre o surto, epidemia, pandemia e endemia; algumas pandemias que ocorram na humanidade e informações sobre a pandemia Covid-19.

Por este motivo, não deixe de continuar a leitura!

O que é um surto, epidemia, pandemia e endemia?

Antes de entender melhor sobre a pandemia Covid-19, é necessário entender as diferenças entre o surto, epidemia e pandemia.

  • O surto ocorre quando há um aumento expressivo no número de casos da doença localizada em determinada região, por exemplo a dengue.
  • A epidemia ocorre quando há um surto da mesma doença em diversas regiões,  por exemplo, a dengue começa em um bairro e passa para os outros bairros até atingir a cidade inteira.
  • A pandemia é quando a epidemia se espalha e entra em contato com outros continentes, atingindo assim a escala global (Covid-19).
  • A endemia ocorre quando ela não está relacionada a uma questão quantitativa, uma doença endêmica é típica de uma região quando ela ocorre com frequência no local.

Conheça 4 pandemias que ocorreram na humanidade antes da pandemia Covid-19

A humanidade já viveu algumas pandemias antes da pandemia Covid-19, abaixo você conhecerá algumas dessas pandemias. 

Peste Bubônica (Peste Negra): teve sua origem na Idade Média, a Peste Negra começou no Oriente médio e se espalhou tanto durante a Europa quanto pela Ásia. O patógeno dessa doença é a Yersinia Pestis, uma bactéria que atingia os ratos, por conta das pulgas infectadas acabou chegando ao ser humano. Os sintomas incluíam desde gripe forte, aparecimento de bolhas de pus até sangue pelo corpo.

Gripe Espanhola: a Gripe Espanhola ocorreu no final da Primeira Guerra Mundial e teve a sua origem na Espanha. O patógeno dessa doença é a Influenza.

Tifo: O primeiro grande surto de Tifo ocorreu no século 15, sendo considerado pandemia após a Primeira Guerra Mundial. O patógeno dessa doença é o Rickettsia prowazekii. A bactéria causadora da doença é transmitida por causa das fezes de piolhos humanos. Os sintomas incluíam desde dores de cabeça intensa, febres e erupções cutâneas.

Cólera: A Cólera já esteve em diversas vezes presente na história e até atualmente ela ainda faz suas vítimas, principalmente nos países menos desenvolvidos, pois, há falta de saneamento básico, onde ocorre desta forma a contaminação de água e alimentos. As pessoas que contraem a Cólera possuem sintomas de diarreia aguda podendo assim ter desidratação e vir a óbito.

Após conhecer algumas pandemias que já fizeram parte da humanidade, conheça agora mais informações sobre a pandemia Covid-19.

Informações importantes sobre a pandemia Covid-19

O primeiro caso de Covid-19 aqui no Brasil foi confirmado em fevereiro de 2019, a partir dessa data o Brasil assim como o mundo nunca mais foi o mesmo.

A Covid-19 pode afetar pessoas de qualquer idade e permitir que qualquer pessoa transmita a doença para outras pessoas. As pessoas mais velhas, pessoas com problemas de saúde preexistentes possuem uma maior probabilidade de desenvolver a doença e acabar com a forma mais grave da doença.

Prevenção Covid-19

Para a prevenção da Covid-19 é necessário utilizar máscaras, lavar as mãos e manter a distância (evitar aglomeração).

Sintomas Covid-19

Além disso, a Covid-19 afeta as pessoas de diferentes maneiras sendo leve, moderada e grave. Os seus sintomas variam entre comuns, menos comuns e sintomas graves.

Os sintomas comuns são: febre, cansaço, perda do paladar, olfato e tosse.

Os sintomas menos comuns são: dores de garganta e cabeça, dores e desconfortos, diarreia, irritação na pele, olhos vermelhos ou irritados, descoloração dos dedos dos pés ou das mãos.

Os sintomas graves são: dificuldade para respirar, falta de ar, perda da fala, mobilidade ou confusão, dores no peito.

Vacinas Covid-19

Foram desenvolvidas diversas vacinas dentre elas: Vacina BioNTech, Pfizer, Vacina CoronaVac, Vacina Johnson & Johnson, Vacina Oxford, AstraZeneca, Vacina Sputnik V, entre outras.

As vacinas possuem um papel muito importante, pois, elas podem proteger as pessoas de diversas doenças graves e as suas complicações, podendo até levar a morte.

Desta forma, com a vacinação dos casos de Covid-19 e a imunidade natural das pessoas é possível que a pandemia Covid-19 esteja próxima de acabar. Entretanto, podemos considerar ainda o surgimento de novas variantes como é o caso da variante “Ômicron” e, além disso, ela ainda permanecerá na humanidade, podendo se tornar uma endemia no próximo ano.

Portanto, sim, a pandemia Covid-19 está chegando ao final, entretanto, ela continuará circulando e a população ainda terá que realizar os cuidados necessários. Interessante não é mesmo? Gostaria de saber outros assuntos? Conheça a plataforma https://portalparauapebas.com/, através dela você pode acessar conteúdos interessantes e informativos!

[gutenberg_post_blocks id=”125″]

Compartilhar essa matéria

Facebook
Twitter
WhatsApp

Veja também

PUBLICIDADE

Js Rastreamento
Essence Estética
Js Rastreamento
Bioquality

PUBLICIDADE