O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) conseguiu na Justiça uma decisão que impede atividades de mineração na Serra do Caraça, localizada em Catas Altas. A ação foi movida em 2011 pela Promotoria de Justiça de Santa Bárbara contra as empresas Maybach Mineração e Serviços Ltda. e Vale S.A.
A decisão judicial determina que o Estado de Minas Gerais não conceda autorizações ou licenças para mineração nos polígonos da região. A Justiça também obrigou as empresas Maybach e Vale a suspenderem qualquer atividade extrativa ou relacionada à mineração na Fazenda Boa Vista, área diretamente impactada.
A perícia realizada pela Central de Apoio Técnico do MPMG concluiu que a exploração mineral no local é inviável. Os peritos destacaram a relevância histórica, cultural, ambiental e arqueológica da Serra do Caraça, tombada pelo Estado como patrimônio natural.
Segundo o MPMG, a região abriga rica biodiversidade, mananciais que abastecem a população local e diversos sítios arqueológicos de importância científica. A Maybach era proprietária da Fazenda Boa Vista, enquanto a Vale mantinha um contrato para realizar pesquisas minerais no local.
Além das empresas, o Ministério Público também acionou o município de Catas Altas e o Estado de Minas Gerais, visando impedir qualquer concessão de licenças que pudesse permitir a atividade minerária na região. Foto: Beto Novaes
Cite a fonte Portal Parauapebas, em caso de reprodução total ou parcial deste conteúdo. O uso de material jornalístico sem autorização ou sem a devida citação da fonte viola a Lei nº 9.610/98, que dispõe sobre os direitos autorais. Aqui você encontra notícias de Parauapebas e região.