O juiz Lauro Fontes consolidou mais uma vitória para a causa animal em Parauapebas. Atendendo à ação civil pública movida pela Associação Protetora dos Animais de Parauapebas (APAMA), o magistrado proibiu a soltura de fogos de artifício com estampido durante as celebrações de Réveillon na cidade.
A decisão, fundamentada na Lei Estadual nº 9.593, de 13 de maio de 2022, considera como abusivas práticas que causam sofrimento aos animais, incluindo a soltura de fogos de artifício com estampido. A medida está alinhada com a Lei Federal nº 12.764/2012, que trata da proteção de pessoas no espectro autista.
O município de Parauapebas enfrentará uma multa de R$ 50.000,00 em caso de descumprimento da decisão. As medidas adotadas são para garantir o cumprimento das leis e a proteção tanto dos animais quanto das pessoas com espectro autista.
Parabéns a direção e voluntários da APAMA, por atuar na defesa dos direitos dos animais e na promoção de práticas mais inclusivas e éticas em eventos comemorativos.
Gostaria de saber outros assuntos? Conheça a plataforma https://portalparauapebas.com/, através dela você pode acessar conteúdos interessantes e informativos! Não deixe ainda de conferir outras notícias de Parauapebas e região.