Instituto Tecnológico Vale abre seleção para mestrado com bolsas de estudo

 

 

 

 

O Instituto Tecnológico Vale – Desenvolvimento Sustentável (ITV DS) abriu inscrições gratuitas para o processo seletivo do Mestrado Profissional em Uso Sustentável de Recursos Naturais em Regiões Tropicais, turma de 2026. Os interessados podem se inscrever online até 7 de novembro, pelo site www.itv.org/ensino. Ao todo, são 32 vagas: 22 para ampla concorrência e 10 destinadas a empregados da Vale.

O programa está na 14ª edição e forma profissionais com visão interdisciplinar para atuar na pesquisa científica aplicada a desafios reais da Amazônia. Segundo o diretor científico do ITV DS, Guilherme Oliveira, o curso contribui para gerar conhecimento com impacto local e alcance global. Desde 2012, 184 alunos já concluíram o mestrado.

As pesquisas estão organizadas em duas linhas: Socioeconomia e Sustentabilidade na Mineração e Uso Sustentável dos Recursos Biológicos. O curso tem duração de 24 meses, totalizando 360 horas. Dez bolsas serão concedidas aos melhores classificados da ampla concorrência.

A seleção inclui análise documental, avaliação de currículo e plano de trabalho, entrevista e teste de inglês. A divulgação dos aprovados está prevista para 27 de fevereiro de 2026, e as aulas começam em 16 de março de 2026. A leitura do edital é obrigatória para garantir o envio correto dos documentos.

Transformação profissional na prática

Ex-alunos destacam o impacto do curso nas carreiras. A engenheira ambiental Isa Rebecca Chagas, formada em 2017, hoje atua como pesquisadora bolsista do ITV DS em projetos relacionados a solos e recuperação ambiental. Para ela, o mestrado ampliou horizontes ao apresentar novas disciplinas e tecnologias aplicadas à Amazônia.

O economista Gabriel Costa Maciel Moia, da turma de 2020, também segue como pesquisador bolsista. Ele desenvolveu dissertação sobre os impactos dos royalties da mineração em Parauapebas e afirma que o mestrado reacendeu seu interesse pela carreira acadêmica.

Pesquisa de ponta na Amazônia

Com 15 anos de atuação em Belém, o ITV DS já destinou cerca de R$ 700 milhões para pesquisa, desenvolvimento e inovação. O instituto soma mais de 1,2 mil publicações científicas, 25 patentes e registros de software, além de 172 projetos realizados em parceria com instituições nacionais e internacionais.

A infraestrutura inclui 11 laboratórios equipados com tecnologia avançada, como o sequenciador PacBio, um dos três existentes no Brasil,  capaz de mapear o perfil genético completo de espécies em um único dia.

Mais informações sobre o programa e o instituto estão disponíveis no site oficial www.itv.org.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba informações direto no celular

Veja mais

PUBLICIDADE

Governo Para´
Garnizé
Giro Parauapebas

PUBLICIDADE