Um incêndio atingiu o Pavilhão dos Países, na Zona Azul (Blue Zone) da COP30, em Belém, na tarde desta quinta-feira (20). As chamas começaram pouco depois das 14h, nas proximidades do estande da China, e geraram uma densa fumaça escura visível no céu da capital paraense.
O Corpo de Bombeiros atuou rapidamente para controlar o fogo e retirou todas as pessoas do local com agilidade. A organização da conferência confirmou que não houve feridos. Por precaução, as equipes de segurança bloquearam restaurantes e o espaço destinado à imprensa, além de cortar a energia elétrica na área interna do pavilhão e em toda a Blue Zone.
Às 14h30, o ministro do Turismo, Celso Sabino, informou que o incêndio estava controlado e destacou que os materiais usados na construção do pavilhão são antichamas. A organização também fechou temporariamente o Pavilhão dos Países para avaliação dos danos.
As chamas podem impactar diretamente a programação da conferência. As reuniões finais da COP30., que tratam de adaptações climáticas, do fim dos combustíveis fósseis e do combate ao desmatamento, podem ser adiadas devido ao incidente.
As autoridades abriram investigação para identificar as causas do incêndio. A organização avalia a possibilidade de retomar as atividades ainda hoje, caso as condições de segurança sejam restabelecidas.
Gostaria de saber outros assuntos? Conheça a plataforma https://portalparauapebas.com/, através dela você pode acessar conteúdos interessantes e informativos! Aqui você encontra notícias do Pará e região














