O IBGE prorrogou para o dia 21 de janeiro o prazo de inscrições para quem pretende trabalhar como Recenseador, Agente Censitário Municipal (ACM) ou Agente Censitário Supervisor (ACS), durante o Censo 2022. Em Parauapebas, os três cargos somam 214 vagas de trabalho temporário, a serem preenchidas por meio de Processo Seletivo Simplificado (PSS), sendo a maior parte delas para Recenseador (192 vagas). Para todos os cargos, pessoas inscritas do CadÚnico podem solicitar isenção das taxas, no ato da inscrição. Além disso, o prazo para pagamento dos boletos é o dia 16 de fevereiro de 2022. Pelo novo calendário divulgado pela Fundação Getúlio Vargas, realizadora do certame, a nova data para as provas é o dia 10 de abril de 2022.
Com a ampliação do prazo para as inscrições, todo o calendário do PSS foi alterado. O resultado definitivo dos pedidos de isenção da taxa de inscrição sairão dia 15 de fevereiro. No dia 16 de fevereiro, data final para pagamento das taxas, será divulgada a lista de inscrições homologadas, bem como o quantitativo de inscritos para cada cargo. A divulgação dos locais de prova e disponibilização dos cartões de confirmação de inscrição se darão no dia 04 de abril, com provas a serem aplicadas no dia 10 de abril (As provas para os três cargos serão objetivas). O resultado final sairá dia 20 de maio de 2022.
Todas as etapas do Censo 2022, incluindo as provas, treinamentos e a coleta dos dados, seguirão protocolos sanitários de prevenção à Covid-19. No dia do exame, o candidato que descumprir as medidas de proteção será eliminado do processo seletivo. Será exigido o uso obrigatório de máscaras e o distanciamento seguro entre candidatos e aplicadores de prova, além da disponibilização de álcool em gel em todos os locais de prova. Os mesmos procedimentos deverão ser seguidos nos treinamentos presenciais dos recenseadores.
Para se inscrever, candidatos a ACM e ACS pagarão taxas de R$ 60,50 e de R$ 57,50 para Recenseador.
Todos devem acessar IBGE
[gutenberg_post_blocks id=”125″]