Festas juninas alavancam economia no mês de junho e geram emprego em Parauapebas

Festas juninas
Lojas Economia

Fogueira, bandeirinhas, jogos e guloseimas a base de milho. Sim, finalmente chegou uma das épocas mais aguardadas do ano. As festas que comemoramos São João, São Pedro e Santo Antônio são momentos de valorização cultural e resgate de tradições que remetem à origem da celebração trazida ao país pelos portugueses.

O começo da festa junina no Brasil remonta ao século XVI. As festas juninas eram tradições bastante populares na Península Ibérica (Portugal e Espanha). As festas juninas são eventos culturais de grande importância para o Brasil e estão ligadas diretamente ao catolicismo popular e a outros aspectos religiosos, que são mostrados através das suas festas mais típicas.

Mas a festa também tem um importante papel econômico, com geração de empregos e renda nas cidades onde são realizadas. De acordo com um levantamento feito pelo Ministério do Turismo juntamente com as gestões municipais e estaduais, o mês de junho deve movimentar a economia dos principais destinos juninos do país em R$2 bilhões.

Após dois anos sem acontecer por causa da pandemia que afetou o mundo, os tradicionais eventos juninos precisaram ser adaptados sem a presença do público. E esse ano com a retomada das festas juninas presenciais, após eventos online realizados em 2020 e 2021, Parauapebas proporcionou este ano a população o tradicional festival Jeca Tatu que ganhou as ruas da capital do minério e atraiu um grande público a praça de eventos da cidade, além da programação realizada pela prefeitura, festas típicas de junho também são realizadas por empresas, igrejas e até mesmo particular, o que movimenta a economia da cidade nesta época do ano.

Além de garantir uma renda às famílias através das vendas de comidas típicas do festejo, o momento atrai para a cidade pessoas de outras regiões, o que garante a circulação de dinheiro na cidade através de hotéis e restaurantes, sem falar no ramo lojista que investe nos adereços e vestimentas relacionadas a festa junina. O que garante emprego e renda ao comércio local, potencializando assim, o fator econômico do município e região.

Gostaria de saber outros assuntos? Conheça a plataforma https://portalparauapebas.com/, através dela você pode acessar conteúdos interessantes e informativos! Não deixe ainda de conferir outras matérias!

[gutenberg_post_blocks id=”125″]

Compartilhar essa matéria

Facebook
Twitter
WhatsApp

Veja também

PUBLICIDADE

LD negócios
Essence estética
Eco Carajás
Solar Conteiner
KD2
Jaleco Store

PUBLICIDADE