Câmara nos bairros

PUBLICIDADE

Famílias atingidas pela enchente em Marabá começam a receber benefício pago pelo governo do Pará

Prefeitura de curionópolis

Famílias afetadas pelas cheias dos rios Tocantins e Itacaiúnas em Marabá, no sudeste paraense, começaram nesta segunda-feira, 17, a receber o Auxílio Financeiro Emergencial pago pelo Governo do Pará como apoio a população em situação de vulnerabilidade social, e que precisam recomeçar após perder casa e bens matérias por causa das cheias.

O Auxílio financeiro emergencial no valor de um salário mínimo (R$ 1.212,00) está sendo liberado exclusivamente para famílias cadastradas em agências do Banpará, conforme anunciado pelo governador Helder Barbalho por meio do Programa “ Recomeçar”. Para receber o recurso a família precisa atender aos critérios estabelecidos como: Ter renda mensal de até três salários mínimos e residir em imóvel atingido diretamente pelas fortes chuvas, de forma grave.

No município pelo menos 2.836 famílias foram afetadas pelas chuvas, destas 640 estão desabrigadas, 1.384 estão desalojadas, com 401 ribeirinhos atingidos e 411 ilhadas.

As equipes da Defesa Civil do Estado realizam a triagem das famílias nos abrigos com o objetivo de encaminhar todos para o cadastramento na sala do gabinete de crise, no Centro Regional de Governo do Sudeste. O atendimento também foi realizado no distrito de São Félix, onde 35 famílias foram encaminhadas para a agência do bancária para recebimento do recurso.

Decreto

O Programa “Recomeçar” concede em situações emergenciais auxílio financeiro, em parcela única, a famílias em situação de vulnerabilidade social. De acordo com o decreto assinado pelo governador Helder Barbalho, e publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), o programa vai atender vítimas de calamidade pública ocorrida no primeiro semestre de 2022, e em situação de emergência ocasionada pelas fortes chuvas, deslizamentos, inundações, enxurradas e alagamentos. O objetivo do governo é oferecer às famílias um valor que possa ser utilizado na reconstrução dos imóveis danificados pelas águas.

Portal Parauapebas/ com informações: Governo do Pará

[gutenberg_post_blocks id=”125″]

Compartilhar essa matéria

Facebook
Twitter
WhatsApp

Veja também

PUBLICIDADE

Js Rastreamento
Essence Estética
Js Rastreamento
Bioquality

PUBLICIDADE