Estabelecimentos já trocam uso de máquina de cartão por PIX

Expresso impressão digital

A modalidade de pagamento via pix, caiu no gosto do mercado, e a cada dia tem conquistado mais espaço entre consumidor e lojistas. Pesa a favor também a facilidade para realizar transferências de valores menores, formato de transação que recebeu o apelido de “micropix”.

O uso do sistema de pagamentos instantâneo “Pix” vem ganhando popularidade em locais inusitados. Agora, onde se chega é possível realizar um pix, a transação financeira surgiu no momento da pandemia e hoje tem facilitado a vida de muita gente. No comércio de rua, o uso do pix para transações de baixo valor também tem se popularizado.

Os usuários atribuem a escolha do sistema à praticidade, agilidade, ausência de taxas e possibilidade de pagamentos remotos oferecidos. Hoje é possível usar a modalidade em carrinho de cocada e amendoim, até na compra de geladinhos. A novidade garante ainda aos pequenos comerciantes, uma opção além do dinheiro físico, e das taxas de transação nas operações com cartões de crédito e débito.

O Pix, por sua vez, não tem taxa para transações feitas por pessoas físicas. As jurídicas estão sujeitas a cobranças que variam a depender do banco. A maioria isenta pequenos empresários e empreendedores enquadrados na categoria de microempreendedores individuais (MEI).

Em Parauapebas, é possível encontrar um comunicado de “Aceitamos pix” nos estabelecimentos e até mesmo em vendas ambulantes, o recebimento do pagamento via pix atingiu o grande, médio e pequeno empresário. E é ainda possível se deslocar de um canto ao outro usando a modalidade, pois, além de motoristas de aplicativos, hoje é possível pagar até mototaxistas com o pix. Mas, é preciso garantir o pagamento, por isso a exigência do comprovante, por receio de fraudes ou falsas confirmações de pagamento.

Segundo o Banco Central, o método de pagamento já foi utilizado pelo menos uma vez por 106,8 milhões de brasileiros desde sua implantação, em novembro de 2020. Seis em cada dez brasileiros fazem parte do grupo, segundo a autoridade monetária.

Com a chegada do Pix, está sumindo o cartão de crédito, que tem sido cada vez menos usado pelos usuários e cada dia pelos comerciantes.

Gostaria de saber outros assuntos? Conheça a plataforma https://portalparauapebas.com/, através dela você pode acessar conteúdos interessantes e informativos! Não deixe ainda de conferir outras matérias!

[gutenberg_post_blocks id=”125″]

Compartilhar essa matéria

Facebook
Twitter
WhatsApp

Veja também

PUBLICIDADE

LD negócios
Essence estética
Eco Carajás
Solar Conteiner
KD2
Jaleco Store

PUBLICIDADE