Câmara nos bairros

PUBLICIDADE

Combate às fake news durante o período eleitoral é tema de encontro entre TRE-PA e profissionais de imprensa

Em ano de eleições, todo cuidado é pouco com o tipo de informação que é recebida ou repassada sobre o assunto. Com o objetivo de conter o alto índice de notícias falsas e especulações, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará convidou a imprensa paraense para o encontro “TRE-PA de portas abertas para a imprensa”. O evento abordou diversos temas como logística das Eleições 2022, calendário eleitoral, registro de candidaturas e fechamento de cadastro.

Sobre as eleições deste ano, foram destacadas as ações da Justiça Eleitoral para o enfrentamento às fake news e a desinformação. De acordo com o artigo 323 do Código Eleitoral, as fake news são crimes passíveis de detenção de até um ano e capazes de produzir efeitos danosos.

“A imprensa é a nossa grande aliada na disseminação de informações à sociedade para que ela possa participar do processo eleitoral ativamente e com conhecimento” afirmou Luzia Nadja Guimarães, presidente do TRE-PA.

Nas eleições deste ano, a população irá escolher novos ocupantes para os postos de Presidente da República, Governador, Senador, Deputado Estadual e Federal.

Além do forte combate às fake news, as novidades para as Eleições 2022 deste ano tem a ver com as novas urnas eletrônicas. Segundo o TRE-PA a nova urna é mais moderna e mais segura. Os modelos UE2020 trazem novos recursos de acessibilidade e novidades em termos de segurança, transparência e agilidade.

Confira as principais mudanças da nova urna eletrônica em relação ao modelo anterior, de 2015:

O processador do tipo System on a Chip (SOC) é dezoito vezes mais rápido que o modelo 2015;

Por não precisar de recarga, a bateria do tipo Lítio Ferro-Fosfato exige menos custos de conservação;

A mídia de aplicação do tipo pen drive traz maior flexibilidade logística para os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) na geração de mídias;

A expectativa de duração da bateria é por toda a vida útil da urna;

O terminal do mesário passa a ter tela totalmente gráfica, sem teclado físico, e superfície sensível ao toque;

O novo modelo conta com um teclado aprimorado, com teclas com duplo fator de contato, o que permite ao próprio teclado acusar erro, caso haja mau contato ou tecla com curto-circuito intermitente;

As urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições 2022 contarão com grandes novidades em termos de acessibilidade, uma voltada para pessoas com deficiência visual, e outra para pessoas com deficiência auditiva. A sintetização de voz foi aprimorada para as eleições do próximo ano. Agora também serão falados os nomes de suplentes e vices, e será possível cadastrar um nome fonético. Além disso, será incluída a apresentação de um intérprete de Libras na tela da urna, para indicar quais cargos estão em votação.

Dados importantes e curiosos também foram levantados como a procura crescente do eleitorado na faixa etária entre 16 e 17 anos cujo voto é facultativo. Sobre o assunto o TRE do Pará ressalta que ainda dá tempo de tirar o título para votar em 2022. O prazo para o alistamento eleitoral, ou seja, para tirar o título de eleitor pela primeira vez, termina no dia 4 de maio.

Fazer a solicitação do seu título também ficou mais simples, veja como fazer:

O primeiro passo é acessar o sistema TítuloNet, localizado na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Após informar a Unidade Federativa (UF) em que reside, será necessário enviar uma foto (selfie) segurando um documento de identificação; foto do comprovante de residência atualizado; e o certificado de quitação de serviço militar para homens com mais de 18 anos. Na página seguinte, em “Título de eleitor”, basta selecionar a opção “Não tenho” para prosseguir o atendimento. Os dados informados serão analisados pela Justiça Eleitoral, e o requerimento poderá ser acompanhado aqui.

Acesse a página “Tudo sobre o Título Eleitoral” e fique por dentro. Para mais informações o eleitor paraense ainda tem a disposição o ‘Disque eleitor’, com atendimento já disponível no contato (91) 3346-8100.

Gostaria de saber outros assuntos? Conheça a plataforma https://portalparauapebas.com/, através dela você pode acessar conteúdos interessantes e informativos! Não deixe ainda de conferir outras matérias!

[gutenberg_post_blocks id=”125″]

Compartilhar essa matéria

Facebook
Twitter
WhatsApp

Veja também

PUBLICIDADE

Js Rastreamento
Essence Estética
Js Rastreamento
Bioquality

PUBLICIDADE