Um jovem de 20 anos, candidato ao cargo de praça da Polícia Militar do Pará (concurso PM PA), identificado como Aelton Guimarães Braga Silva, faleceu na última quinta-feira, 4 de novembro, durante a realização do Teste de Aptidão Física (TAF).
Segundo informações da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), o jovem passou mal após concluir uma das etapas do TAF e foi socorrido ainda com vida e encaminhado para o Pronto Socorro Municipal em Belém. A causa da morte ainda não foi divulgada.
De acordo com a Seplad, o TAF é de responsabilidade da Iades, banca organizadora do concurso PM PA.
O TAF é uma das etapas previstas no concurso PM PA e, de acordo com o edital do certame, será realizado em até duas tentativas, com exceção da corrida, que será realizada em apenas uma tentativa.
Vale a pena ressaltar que recentemente, um candidato do concurso PM MG também veio a falecer durante a realização do TAF após uma parada cardiorrespiratória.
Os testes e índices mínimos do TAF do concurso PM PA obedecerão os índices mínimos dos seguintes exercícios físicos
Os candidatos executaram quatro exercícios físicos, sendo uma corrida de 12 minutos e três atividades de flexão:
a. Flexão/sustentação de braço na barra fixa horizontal: 2 (duas) repetições para o sexo masculino e 12 (doze) segundos de sustentação para o sexo feminino;
b. Flexão abdominal sobre o solo com duração de 1 (um) minuto: 30 (trinta) repetições para o sexo masculino e 27 (vinte e sete) repetições para o sexo feminino;
c. Flexão de braço no solo: 23 (vinte e três) repetições para ambos os sexos, sendo a execução para os homens em 4 (quatro) apoios (mãos e pés) e para as mulheres em 6 (seis) apoios (mãos, joelhos e pés); e
d. Corrida com duração de 12 (doze) minutos: 2.000 (dois mil) metros para o sexo masculino e 1.600 (mil e seiscentos) metros para o sexo feminino.
[gutenberg_post_blocks id=”125″]