Após a chacina registrada na noite de sábado (14) em Altamira, sudoeste do Pará, onde quatro pessoas morreram e outras quatro ficaram feridas, o governo do estado montou uma força-tarefa para prender os autores do crime e combater a criminalidade no município.
Na ocasião, oito pessoas foram atingidas pelos disparos, três delas morreram no local da chacina e uma outra vítima não resistiu aos ferimentos após dar entrada no hospital Regional da Transamazônica. As vítimas fatais foram identificadas como: Diego Batista Lima de 28 anos, Nila Loiana Felix Cunha, Alcides da Costa Araújo Neto de 57 anos e Melquis Cesário da Cunha de 38 anos. Outros dois atingidos foram levados em estado grave para o hospital e outras duas receberam atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com ferimentos leves.
Neste domingo (15), as equipes de Superintendências, Comandos Regionais e equipes especializadas atuam em Altamira em conjunto com Equipes da Divisão de Homicídios e da Polícia Militar que foram deslocadas de Belém para o município, onde já houve prisões e apreensões. Durante as incursões realizadas na cidade, um casal foi preso em flagrante por tráfico de drogas. Os dois estavam em uma das residências suspeitas de ter envolvimento nos crimes. Com o casal, foi apreendido uma quantia de entorpecentes e dinheiro. Ambos foram ouvidos e após procedimentos, estão à disposição da justiça.
Altamira registrou nos últimos cinco dias 10 homicídios, todos com características de execução. O município já está sendo atribuído mais uma vez como a cidade mais violenta do Brasil.