Parauapebas, Canaã dos Carajás, Eldorado e Curionópolis estão na lista de cidades que podem ser atingidas por tempestades

Tempestades

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo, o terceiro nível mais grave de alerta, para tempestades que podem afetar 29 municípios nas regiões sul, sudeste e sudoeste do Pará, incluindo Parauapebas, Canaã dos Carajás, Eldorado e Curionópolis. Este aviso é o início da transição para a temporada de chuvas, com previsões de condições meteorológicas potencialmente perigosas.

De acordo com o alerta do Inmet, há riscos de chuvas intensas, variando entre 20 e 30 mm/h, podendo chegar a 50 mm ao longo do dia. Além da chuva, os ventos podem atingir velocidades entre 40 e 60 km/h, e há a possibilidade de queda de granizo. O alerta também menciona um baixo risco de interrupções no fornecimento de energia elétrica, danos a plantações, queda de galhos e alagamentos.

O meteorologista José Raimundo Abreu reforçou que a chegada antecipada do inverno está se manifestando mais visivelmente nesta segunda quinzena de outubro. As últimas semanas foram marcadas por chuvas intensas e ventanias nas regiões afetadas, resultando em danos à rede elétrica e afetando consumidores de diversas naturezas.

Os moradores de Parauapebas e das cidades listadas no alerta devem tomar precauções, evitando atividades ao ar livre durante os períodos de tempestade, e estar atentos às atualizações das condições meteorológicas. O alerta permanece válido até a quarta-feira (16) e pode ser prorrogado, conforme evolução das condições climáticas.

Lista completa de cidades sob alerta: Água Azul do Norte, Altamira, Bannach, Brejo Grande do Araguaia, Canaã dos Carajás, Conceição do Araguaia, Cumaru do Norte, Curionópolis, Eldorado do Carajás, Floresta do Araguaia, Itaituba, Jacareacanga, Novo Progresso

– Ourilândia do Norte, Palestina do Pará, Parauapebas, Pau D’Arco, Piçarra, Redenção, Rio Maria, Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, São Geraldo do Araguaia, São João do Araguaia, Sapucaia, Senador José Porfírio, Tucumã, Xinguara.

Os cidadãos são orientados a se manterem informados e não correrem riscos desnecessários em caso de tempestades.

Compartilhar essa matéria

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

PUBLICIDADE

LD negócios
Essence estética
Eco Carajás
Solar Conteiner
KD2
Jaleco Store

PUBLICIDADE