Dez equipes do Instituto Federal do Pará (IFPA), campus Paragominas e Parauapebas, conquistaram medalhas na etapa estadual da Olimpíada de Geografia (OBG). Juntas, garantiram três de ouro, duas de prata e cinco de bronze.
No Estado do Pará, foram 173 equipes inscritas, cada uma composta por três estudantes.
Eles competiram por duas vagas, sendo uma para escola pública e outra para escola particular. A equipe Sedimentares, do IFPA campus Parauapebas, garantiu uma dessas duas vagas por ter obtido a melhor pontuação geral entre os 17 medalhistas de ouro do estado. Outras 26 equipes garantiram prata e outras 46, bronze.
A equipe Sedimentares, por ter ficado em primeiro lugar entre os medalhistas de ouro, garantiu vaga para mais uma equipe paraense, de acordo com o regulamento da competição. A final da OBG está programada para ocorrer no período de 28 de novembro a 1º de dezembro de 2023, em Campinas (SP). A OBG é uma competição realizada em quatro etapas, três provas online e uma prova presencial, nas quais se cobram questões sobre Geografia Geral, Fundamentos da Cartografia Básica e Aplicada e uso de Geotecnologias.
Um dos medalhistas de ouro é o estudante do curso Técnico em Mecânica do IFPA campus Parauapebas, Jessé Adrian Valentim de Sousa, 17 anos. Ele explica que a OBG proporcionou muito aprendizado e conhecimentos novos. Ele e os colegas de equipe estão muito ansiosos, pois estarão entre os 16 grupos medalhistas de ouro representantes do Pará na final.
“Será uma oportunidade única, pois quem se classificar irá para a etapa internacional que ocorrerá na Irlanda. Estamos estudando diariamente para que tenhamos um bom desempenho”.
Jessé destaca que a OBG é uma olimpíada diferente de outras, pois é preciso pagar inscrição de R$ 30,00. Como os colegas de sua equipe não dispunham do recurso, ele mesmo, sem que eles soubessem, decidiu pagar. “Eu não me arrependo de ter pago a inscrição. Valeu muito a pena pelo aprendizado, pela união, pelas discussões na hora da prova, pelo desempenho do grupo. Com a supervisão da professora Michele, conquistamos a medalha de ouro e uma vaga para participar da final em Campinas, representar o IFPA e o Pará em São Paulo”.
Outro medalhista de ouro, que também é estudante do curso Técnico em Mecânica do IFPA campus Parauapebas, Darmes Daniel Meireles da Silva, 17 anos, afirma que a prova foi muito divertida e desafiadora. “Havia conteúdos que eu não tinha estudado ainda, era de nível superior, mas com isso fui atrás de aprendê-los. Com ajuda da minha professora de Geografia, Michele, eu e minha equipe conseguimos a classificação para a fase nacional”.
Darmes afirma que um colega de equipe e a professora de Geografia o convenceram a participar da OBG. “Eles disseram que tínhamos capacidade para passar em todas as fases, poderíamos viajar para outros lugares, conhecer novas pessoas, ganhar visibilidade, e etc. Recomendo muito.
Além de ser uma prova de olimpíada brasileira onde você pode se destacar no meio de geografia, você também ganha um vasto repertório de conteúdo. Isso pode te ajudar muito em provas como o Enem e/ou concursos”.
A professora Michele explica que os conhecimentos em Geografia são essenciais como instrumento de transformação social. Para ela, participar da OBG, na modalidade em equipe, é uma oportunidade valiosa na vida dos alunos para que eles possam coletivamente, pensar de maneira altruísta no mundo de hoje. Ela avalia que a OBG, por ser realizada em duas grandes fases, nacional e internacional, valoriza o conhecimento da disciplina de Geografia, na educação básica, bem como promove novas experiências no cotidiano da escola com base na relação: professor-Geografia-aluno.
“Estamos muito felizes pelo resultado das medalhas de ouro e de prata. E fomos classificados para a fase presencial em Campinas – SP. Contamos, na fase nacional, com o apoio da nossa Instituição de Ensino. Que essas conquistas possam receber cada vez mais incentivo e apoio para que os nossos alunos participem, mais e mais, e utilizem sempre do conhecimento geográfico para o seu crescimento intelectual dentro da sala de aula e na sociedade”, explica a professora Michele.
Confira as equipes do IFPA medalhistas na Olimpíada de Geografia (OBG) 2023:
- Novo Mundo IFPA – CAMPUS PARAUAPEBAS – OURO
- Sedimentares IFPA – CAMPUS PARAUAPEBAS – OURO
- Team Boreal IFPA – CAMPUS PARAGOMINAS – OURO
- JKL IFPA – CAMPUS PARAUAPEBAS – PRATA
- GeoSapiens IFPA – CAMPUS PARAGOMINAS – PRATA
- Atlânticos IFPA – CAMPUS PARAGOMINAS – BRONZE
- GeoGeo IFPA – CAMPUS PARAGOMINAS – BRONZE
- Olho da tempestade IFPA – CAMPUS PARAGOMINAS – BRONZE
- Os bauxitas IFPA – CAMPUS PARAGOMINAS – BRONZE
- Os Convergentes IFPA – CAMPUS PARAGOMINAS – BRONZE
(IFPA/ Portal Parauapebas)
Uma resposta
Merecedores das homenagens e reconhecimento, parabéns aos alunos que fazem a diferença na educação que saibam aproveitar cada vez mais as oportunidades que surgirem em seus caminhos