Ministério Público pede a prisão de indígenas acusados de estupro coletivo contra criança em aldeia de Parauapebas

Aldeia de Parauapebas

Uma denúncia de estupro coletivo envolvendo membros da etnia Xicrin, na Aldeia Djudjêkô, situada no município de Parauapebas, foi apresentada pelo Ministério Público do Pará (MPPA), com o pedido de prisão preventiva contra 10 indígenas, acusados de estuprar uma criança de 12 anos.

Os crimes teriam ocorrido em 29 de novembro de 2021, quando duas professoras que trabalhavam na Aldeia Djudjêkô apresentaram uma denúncia ao promotor de justiça, após receberem o relato de uma criança.

A denúncia também foi formalizada na Delegacia de Polícia Civil, dando início às investigações. Em depoimento, o cacique Bep Krookroti Xikrin, também acusado, confirmou conhecer a vítima, mas alegou que em sua cultura os guerreiros escolhem as mulheres mais bonitas para participarem de práticas chamadas de “fila”, que se referem a penetração coletiva. Ele afirmou, no entanto, não saber quem teria participado dessa prática com a menina de 12 anos.

O exame de corpo de delito realizado na vítima confirmou que ela foi estuprada, corroborando os depoimentos das testemunhas ouvidas durante o procedimento investigatório. O vigilante da Aldeia Djudjêkô, que também é pai da garota, foi quem levou o caso às autoridades. Ele relatou que sua filha, na época com 12 anos, teria sido estuprada por nove homens.

De acordo com a denúncia, a menina residia na casa de um membro da Aldeia Djudjêkô. Na noite do terrível incidente, ela estava dormindo quando três indígenas a levaram para uma camionete, onde permaneceu com quatro homens, todos com o rosto coberto, conforme relatou o vigilante.

As autoridades estão profundamente envolvidas na investigação desse caso buscam garantir justiça para a vítima, bem como identificar e responsabilizar todos os envolvidos. 

Compartilhar essa matéria

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

PUBLICIDADE

LD negócios
Essence estética
Eco Carajás
Solar Conteiner
KD2
Jaleco Store

PUBLICIDADE