Darci tem direitos políticos cassados por 4 anos, terá que pagar multa, anular contratos de todos os professores temporários e convocar concursados

Darci

O juiz Lauro Fontes, titular da Vara de Fazenda Pública e Execução Fiscal da Comarca de Parauapebas, suspendeu os direitos políticos de Darci José Lermen por 4 anos e proibiu-o de contratar com o Poder Público ou receber benefícios fiscais e creditícios, mesmo através de uma pessoa jurídica da qual ele seja sócio majoritário. A sentença foi proferida nesta segunda feira(29)

Além disso, o juiz condenou Darci a pagar uma multa civil correspondente a 15 vezes o valor da sua remuneração na época dos fatos, com juros legais de 1% a partir do momento em que ocorreu o ilícito.

A justificativa do juiz para essa decisão é que Darci deixou de nomear os 1770 professores concursados aprovados, em benefício próprio. Mesmo tendo a obrigação de nomear os candidatos aprovados, Darci preferiu realizar contratações ilegais.

Os concursados não foram convocados para preencher as vagas disponibilizadas pela Lei municipal nº 4.509/12, em maio de 2018, quando o Concurso Público 001/2017 foi homologado. Naquela época, havia um total de 623 contratos irregulares. Após doze meses, esse número foi significativamente reduzido para 107. Porém, 24 meses após a homologação do concurso, o número voltou a aumentar, chegando a 166 em 2020. Em 2021, esse número subiu para 279, e em 2022, para 296.

Lauro Fontes também destacou que o número de professores contratados aumentou, mesmo durante a pandemia, quando as aulas não estavam sendo ministradas, no período de janeiro de 2019 a janeiro de 2022.

O atual secretário de educação também foi intimado com urgência, o juiz também determinou a nulidade dos contratos feitos com professores temporários e informou que os concursados têm um prazo de 30 dias para serem nomeados.

Compartilhar essa matéria

Facebook
Twitter
WhatsApp

Veja também

PUBLICIDADE

LD negócios
Essence estética
Eco Carajás
Solar Conteiner
KD2
Jaleco Store

PUBLICIDADE