Na tarde desta quinta feira (22), o rio Tocantins atingiu 11,53 metros acima do nível normal, 2.567 famílias já estão desabrigadas em Marabá devido as cheias dos rios Tocantins e Itacaiúnas.
O Governador do Estado, Helder Barbalho, esteve na cidade para acompanhar de perto a situação das famílias e anunciou o auxílio de R$1.302 aos desabrigados e desalojados, através do programa Recomeçar. O Programa garantirá, que cada uma das famílias atingidas receba um salário mínimo para adquirir móveis que possam ter sido perdidos durante a enchente. O prefeito de Marabá, Tião Miranda, destacou a importância da parceria entre o estado e o município para atender a comunidade independente.
Segundo a Defesa Civil, os rios Tocantins e Itacaiúnas estão subindo 25 centímetros por dia, causando um alerta geral. A cidade possui abrigos disponíveis com distribuição de kits de higiene, cestas básicas e todo atendimento necessário para receber às famílias desabrigadas.
As enchentes são um problema recorrente em muitas cidades brasileiras, especialmente na região amazônica, e podem causar danos à população e a infraestrutura local. Programas como o ‘Recomeçar’ podem ajudar a garantir que as famílias tenham recursos para se recuperar após a enchente. A cooperação entre o governo estadual e municipal, é fundamental para lidar com desastres naturais e oferecer assistência efetiva às comunidades apoiadas.
Gostaria de saber outros assuntos? Conheça a plataforma https://portalparauapebas.com/, através dela você pode acessar conteúdos interessantes e informativos! Não deixe ainda de conferir outras matérias!
[gutenberg_post_blocks id=”125″]