A doença conhecida como síndrome de Haff, popularmente chamada de “Urina Preta”, tem causado preocupação após casos serem registrados no Amazonas e no oeste paraense. A Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa) informou na última sexta-feira, 10, que está investigando três possíveis casos da doença.
Segundo a Sespa, os municípios de Trairão e Belém foram notificados com suspeita de caso da doença, em Santarém um homem de 55 anos, foi a óbito na última terça-feira, 7.
O que é doença de Haff ou “da urina preta”?
A Sespa informou que “Por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), foi notificada e está investigando, no momento, três casos suspeitos da síndrome de Haff, sendo eles em Belém, Santarém e Trairão. A Sespa orienta os municípios a aumentar a atenção à inspeção sanitária dos locais de venda e sobre a importância do acondicionamento correto do pescado”.
Entre os principais sintomas da doença estão dor muscular intensa na costa e membros inferiores e urina de cor escura. Quanto ao consumo de pescado, a Sespa ressalta que a “proibição, liberação do consumo de pescado ou bloqueio é de responsabilidade de cada município”.
[gutenberg_post_blocks id=”125″]