Pará: três municípios tem casos suspeitos de Varíola dos Macacos

Na tarde de domingo (31), um professor deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento 24hs em Santarém, oeste do Pará, com suspeita de Varíola dos macacos.

De acordo com a Secretaria Municipal de saúde do baixo Amazonas, o paciente deu entrada a unidade hospitalar apresentando calafrios, febre, cefaléia, lesões na pele e enfardamento ganglionar. O mesmo esteve recentemente em São Paulo e Rio de Janeiro, o paciente de acordo com nota divulgada a secretaria de saúde, explica que o caso estava sendo tratado como suspeita de Varíola dos macacos e todas as medidas foram tomadas para atende-lo.

Na manhã desta segunda-feira (01), uma equipe epidemiológica do Hospital Municipal de Santarém, juntamente com a vigilância em saúde, estiveram coletando material do paciente para investigação do caso.

“Haja vista os sintomas, o paciente foi isolado, e passou a ser investigado pelas equipes de epidemiologia do Hospital Municipal de Santarém juntamente com a Vigilância em Saúde do município, como suspeito de poder ter contraído a doença da varíola dos macacos”, destacou a nota.

Após a coleta o paciente recebeu alta médica por apresentar quadro clínico estável, e segue sendo acompanhado pelos órgãos de saúde.

Casos

Nesta segunda-feira (01), a Sespa divulgou que o Pará conta com três casos suspeitos de Varíola dos macacos, os municípios com os casos suspeitos da doença são; Ananindeua, região metropolitana de Belém, Parauapebas e Santarém.

Em nota, a Sespa destacou que os três casos seguem em acompanhamento, e que os pacientes suspeitos estão isolados e que ” já fez orientação para que seja realizada a análise clínica, notificação do caso e encaminhamento das amostras dos pacientes para laboratórios.”

É importante que a população se mantenha em alerta, e que fiquem atentos aos cuidados necessários para evitar o contágio da doença. Lembrando que Varíola dos macacos é transmitida de uma pessoa para outra por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e matérias contaminados, como roupas de cama.

Gostaria de saber outros assuntos? Conheça a plataforma https://portalparauapebas.com/, através dela você pode acessar conteúdos interessantes e informativos! Não deixe ainda de conferir outras matérias!

[gutenberg_post_blocks id=”125″]

Compartilhar essa matéria

Facebook
Twitter
WhatsApp

Veja também

PUBLICIDADE

LD negócios
Essence estética
Eco Carajás
Solar Conteiner
KD2
Jaleco Store

PUBLICIDADE